A Páscoa começa já na próxima semana e, em Portugal, carateriza-se por algumas tradições:
- Compaso
Esta tradição consiste na visita casa a casa do crucifixo de Cristo no dia de Páscoa ou nas semanas seguintes para celebrar a sua ressurreição.
Um pequeno grupo de paroquianos ou mordomos, com ou sem o seu pároco, liderados por um crucifixo que representa a presença de Jesus vivo, percorre várias casas dos paroquianos que manifestem a sua vontade de receber a visita de Jesus ressuscitado no dia de Páscoa. Em cada uma das casas, após uma bênção inicial, os habitantes da casa beijam a cruz de Cristo como demonstração de adoração.
- Padrinhos e afilhados
Durante esta época também se recorda o laço que une os padrinhos com os afilhados, sendo que tradicionalmente se oferece às crianças amêndoas, ovos (símbolo da vida), pão-de-ló e folares.
- Semana Santa em Braga
A semana santa mais famosa em Portugal é na cidade de Braga. Durante esta semana a cidade é decorada com motivos alusivos à quadra e os "Passos"e altares de rua enchem-se de flores e luzes.
Todos os dias da Semana Santa realizam-se diversos eventos, dos quais se destaca a procissão do "Enterro do Senhor" celebrada na sexta-feira santa à qual chegam a assistir 100.000 pessoas.
-Folares
O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal. Na base da sua confeção estão a água, o sal, os ovos e a farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confeção variam conforme as regiões de Portugal e vai desde o salgado ao doce, nas mais diversas formas. Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca.
O folar de Valpaços
Particularmente no nordeste da região de Trás-os- Montes, em Valpaços, o chamado folar de Valpaços é confeccionado à base de massa de pão, lêveda e fofa, sendo recheado com carne de porco, presunto, salpicão, linguiça, entre outros ingredientes possíveis. Na sua confeção, são ainda usados ovos, banha e azeite.
O folar de Olhão