Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




28/01/21

O papel da gramática em alunos PLE

 O que se conhece por gramática pedagógica? 

Com a expressão gramática pedagógica designa-se o conjunto de recursos e procedimentos com os quais no ensino de segundas línguas se promove um melhor desenvolvimento da interlíngua entre os alunos. Por um lado, refere-se a uma gramática do português para estrangeiros. Esta consiste num compêndio de questões gramaticais, geralmente de morfologia e sintaxe, às quais se dá um tratamento descritivo-prescritivo; a extensão e profundidade do seu conteúdo dependerão de um conjunto de fatores variáveis, tais como o nível educativo dos alunos a que se destina, a sua língua de origem e os contrastes que esta tem com o português, etc. Por outro lado, alude também às seções e atividades dum curso de língua ou dum manual de ensino onde dedicam especial atenção à morfologia e à sintaxe, ou seja, à seleção e apresentação dos conteúdos gramaticais do curso. Finalmente, apresenta as técnicas e procedimentos com que uma determinada abordagem é aplicada no ensino e na aprendizagem da gramática da língua portuguesa. 

Quais são as caraterísticas duma gramática pedagógica? 

A gramática pedagógica do português como língua estrangeira tem como objetivo facilitar a compreensão e o domínio da língua, tanto do seu sistema como dos seus diferentes usos por parte de falantes não nativos. Para isso, efetua uma seleção de conteúdos tendo em conta:

·     O estado atual da língua e seus usos, frente a estados históricos superados, ainda que sejam muito recentes.

·     O modo em que efetivamente usam a língua os falantes nativos frente ao modo em que a normativa estabelece que deveriam utilizá-la.

·      Os fenómenos mais frequentes nas utilizações linguísticas através duma seleção de particularidades e exceções.

·     Os valores da comunicação mais frequentemente associados a determinadas formas de expressão. 

·     Outros fenómenos para além dos oferecidos pelas gramáticas descritivas ou normativas para falantes nativos, decorrentes das necessidades comunicativas e cognitivas dos alunos.

Além disto, também atende aos fenómenos de variação linguística recolhendo usos tanto orais como escritos e informando sobre registos sociais (adequação ao contexto). Trata fenómenos dos diferentes níveis de descrição da língua (fonético e fonológico, morfológico, sintático e semântico pragmático) estabelecendo as necessárias relações entre eles. Adota e integra as contribuições mais úteis dos diferentes modelos teóricos seja o estruturalismo, a linguística do texto, etc. Utiliza uma nomenclatura adequada às possibilidades de compreensão do destinatário. Os critérios de clareza e de eficácia prevalecem sobre o de rigor científico, já que nalguns casos, é necessário simplificar algumas explicações para facilitar a compreensão dos destinatários. Em suma, se tem em conta o conhecimento implícito da gramática que possui o aluno na sua língua nativa. 


DPVS