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29/01/21

A literatura como recurso didático para alunos PLE

 A literatura pode ser um recurso didático para o ensino, aprendizagem e aquisição de línguas estrangeiras. No que diz respeito ao ensino ou aprendizagem de PLE, a sua presença na sala de aula é cada vez mais frequente devido à sua versatilidade para integrar e promover na sala de aula com relativa facilidade a aquisição e aperfeiçoamento de todas as competências básicas e o desenvolvimento das competências literárias, linguísticas, comunicativas, pragmáticas e culturais; graças, sobretudo, à sua capacidade de engajar literatura, língua e cultura. Com o passar dos anos, foram-se desenvolvendo novas táticas e propostas de aprendizagem que favoreceram a inclusão e aproveitamento de fragmentos, textos e obras literárias nas aulas de PLE. De facto, apesar de ser hoje um tema bastante debatido, deveria ser garantida a sua integração nos processos de ensino. Por conseguinte, o ponto 2.2 da teoria justifica a aplicação da literatura no ensino-aprendizagem de PLE e destaca algumas das múltiplas formas de exploração didática dos textos literários.

Atualmente, a presença da literatura no ensino da PLE é mais do que evidente; basta rever alguns manuais de ensino para comprovar que na maioria deles o texto literário se encontra presente. No entanto, a sua aplicação didática e a finalidade com que é introduzida nas aulas de português nem sempre é literária; de facto, é bastante frequente utilizar o texto literário como pretexto para o ensino da gramática ou como recurso para a aquisição de novo vocabulário. Então, tendo em conta o uso que a literatura faz em tais casos, cabe perguntar-se o que é que impulsa aos professores de PLE a escolher um texto literário se do que se trata é de ensinar gramática ou, simplesmente, que os estudantes ampliem seu léxico, quando têm à sua disposição infinidade de textos não literários que poderiam ser igualmente utilizados na sala de aula para esta finalidade. Se refletirmos sobre isso, chegaremos à conclusão de que não tem muito sentido selecionar um fragmento literário e menos quando muitas vezes se considera que o literário é um texto inacessível, intrincado e pouco adequado para o ensino de línguas, então talvez sua seleção possa ser motivada pela capacidade da literatura de entreter, atrair e ensinar.

Dos recursos oferecidos para trabalhar com textos literários nas aulas de PLE, qualquer um deles me parece útil na sala de aulas, mas podem sempre escolher um dos que está disponível na Biblioteca Camões.

 

 DPVS