Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




24/09/19

Novos filmes no CLP/C


O CLP/C apresenta África em docs





Ricardo Rangel  ferro em brasa

Ricardo Rangel, fotógrafo, 80 anos, é o símbolo vivo da geração que no fim dos anos 40 iniciou as primeiras denúncias contra a situação colonial. Enquanto fotografava a cidade dos colonos, Ricardo revelava a desumanidade e a crueldade do colonialismo. Desde então até ao fim da guerra civil pós-independência, Ricardo fotografou 60 anos da história de Moçambique. Neste filme, Ricardo conduz-nos pela sua vida e obra, onde a cidade de Maputo, a boémia e o jazz tem um lugar especial.


Mionga Ki Ôbo  mar e selva

Os “angolares” são os mais antigos habitantes da ilha de São Tomé, onde, segundo a lenda, chegaram depois de um naufrágio. Outrora senhores da ilha, forma despojados pela força no fim do séc. XIX e estão agora reduzidos a uma pequena comunidade piscatória. Entre os mitos e os mistérios desta ilha de beleza luxuriante, este filme revela-nos a história e os costumes destas gentes para quem a pesca e o mar são um símbolo de afirmação.


Batuque a alma de um povo

Característico da ilha de Santiago, o Batuque tem origem nos primeiros escravos trazidos para a ilha em 1462 e é a mais antiga manifestação cultural de Cabo Verde. Relegado ao espaço rural durante a colonização por ser considerado ofensivo da boa moral, o Batuque foi reprimido e proibido, mas sobreviveu graças à resistência e à constante passagem de testemunho de gerações a gerações. Através da história do Batuque, e das poesias das cantadeiras, o batuque oferece-nos um prisma único por onde se filtra a própria História de Cabo Verde.


Bitú

Bitú é pintor de profissão. Tanto pinta paredes como quadros de arte sobre muros de bares, dancings, fachadas de edifícios ou painéis de publicidade. Mas é no Carnaval do Mindelo que Bitú mais dá largas à sua imaginação e criatividade. Através de Bitú este filme lança um olhar sobre a produção artística e contemporânea na cidade do Mindelo, em Cabo Verde.


Muvart

MUVART (Movimento de Arte Contemporânea de Moçambique) é uma associação de jovens artistas que reclama uma ruptura com as formas tradicionais de artes plásticas. Pela primeira vez, os artistas da MUVART foram convidados a participar numa feira internacional de arte contemporânea. A preparação dessa exposição é o pretexto para descobrir o quotidiano desses jovens artistas numa sociedade em mutação e crescimento.


Bissau d`Isabel

Com a rotina de Isabel Nabalí Nhaga, acompanhamos a dificuldade econômica de Guiné-Bissau, que, em 1974, foi a primeira colônia do continente africano a ter sua independência reconhecida por Portugal. Local que sofre com uma política instável, dificuldades econômicas e onde as pessoas precisam se reinventar.


Todos os filmes têm legendas em português.