Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




24/09/19

Novos filmes no CLP/C

A biblioteca do CLP/C apresenta




A peregrinação de João Botelho

Sinopse:
“Em março de 1537, aos 26 ou 28 anos, Fernão Mendes Pinto, fugindo à miséria e estreiteza da sua vida, partiu para a Índia em busca de fama e fortuna”. Assim, no meio de uma terrível tempestade,começa este filme que relata os sucessos e as desventuras deste escritor aventureiro que, no decurso de 21 anos em que esteve no Oriente, foi “13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido”. Mas, em vez da fortuna que pretendia,foram-lhe crescendo os trabalhos e os perigos. Aventureiro sim, mas também peregrino, penitente, embaixador, soldado, traficante e escravo, Fernão Mendes Pinto foi tudo e em toda a parte esteve. “Por extraordinária graça de Deus” regressou salvo para nos deixar um extraordinário livro de viagens, numa escrita hábil e fulgurante, carnal e violenta, terra-celeste. Esse livro de viagens editado três dezenas de anos após a sua morte transformou-se no primeiro best-seller da língua portuguesa,sendo traduzido e publicado em todos os reinos da Europa. 
A PEREGRINAÇÃO narra pedaços dessa observação aguda, exacerbada, exagerada que, na sua fascinante pressa de contar,aquele aventureiro dos sete mares nos deixou. Desventuras sim (“cada acção tem uma paga, cada pecado um castigo”) mas também sucessos: o cometimento e a grandeza das descobertas ou “achamentos” de outras terras e de outras gentes,no século de oiro da História de Portugal. Um filme de aventuras!


Pedro e Inês de António Ferreira

Sinopse:
Internado em um hospital psiquiátrico por dirigir com o cadáver de sua amada na intenção de transformá-la em uma rainha depois de morta, Pedro (Diogo Amaral) começa a recordar os acontecimentos de suas vidas passadas junto a Inês (Joana de Verona). Deslumbrado, ele descobre como foram todas as suas existências, que passam da Idade Média, até o presente e um futuro distópico.



Correspondências de Rita Azevedo Gomes

Sinopse:
Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen, ilustres representantes da classe literária portuguesa, trocaram correspondências durante uma parte de suas vidas entre os anos de 1957 e 1978, época em que de Sena estava exilado. Revisistadas, as cartas e seus conteúdos fornecem a base para uma análise aprofundada sobre o significado da época da ditadura para Portugal e também sobre a amizade entre dois artistas.



Soldado Milhões
de Gonçalo Teles e Jorge da Costa


Sinopse:
A 9 de abril de 1918 teve lugar uma das batalhas mais sangrentas da Primeira Guerra Mundial, a Batalha de La Lys, na Flandres. Foi neste cenário que um soldado transmontano, Aníbal Augusto Milhais, se transformou no herói português da Primeira Guerra Mundial.  No centenário da Batalha de La Lys, os realizadores Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa inspiraram-se em factos reais para contar a história do Soldado Milhões.


Veja os trailers 
Peregrinação
Pedro e Inês
Correspondências
Soldado Milhões