Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




28/02/17

Entrudo Chocalheiro



Resultado de imagem para caretos


Vamos conhecer um dos mais tradicionais e genuínos carnavais de Portugal: o “Entrudo Chocalheiro”, em que os caretos animam a pequena aldeia transmontana de Podence.
 
Podence (perto da albufeira da barragem do Azibo) fica no concelho de Macedo de Cavaleiros, aproximadamente 30km a sul de Bragança.

A origem desta tradição perde-se no tempo, mas remontará à época pré-romana, sendo partilhada por outros locais em Trás-os-Montes e na vizinha Espanha.

Nestes dias os homens vestem trajes coloridos, com franjas de lã de cores vivas (quase sempre amarelo, verde e vermelho) que lhes cobrem todo o corpo. As máscaras dos Caretos de Podence são tradicionalmente feitas de metal, podendo também ser de couro ou madeira. Destacam-se o nariz pontiagudo e as cores vivas.

Resultado de imagem para caretos Nos dias de Carnaval, os Caretos circulam pelas ruas da aldeia, normalmente em grupos, em busca de raparigas para chocalhar. O chocalhar consiste numa dança em que o careto agarra a rapariga e abana a anca, batendo nela com os chocalhos que traz à cintura. Os homens que não se mascaram abrem as adegas para matar a sede aos caretos.

A imunidade dada pela máscara era propícia a excessos que não deixavam ninguém dormir descansado. Mas a tradição já não é o que era e o careto perdeu um pouco do carácter diabólico que tinha antigamente.
Neste entrudo também não faltam as marafonas e os grupos populares.


Aqui fica um video promocional!