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14/03/16

A ponte 25 de Abril de Lisboa comemora 50 anos

O desejo era antigo.
Datava de 1876 o primeiro projeto de uma travessia sobre o Tejo. Na altura foi Miguel Pais, respeitado engenheiro, quem propôs uma arrojada construção entre o Grilo e o Montijo, que era já coisa ambiciosa, com dois tabuleiros para permitir rodovia e ferrovia. Os setenta e cinco anos seguintes foram passados entre projetos aventureiros de túneis ou pontes de enormes dimensões e burocracias que embatiam sempre contra os custos de tais ideias. Só na década de cinquenta do século XX, quando já era óbvio o potencial e o atraso da região sul, se decidiu enfim pela construção.
Teve como inspiração a Golden Gate de São Francisco, construída 25 anos antes e uma referência mundial no capítulo das pontes suspensas.
A ponte chamada Salazar na inauguração acompanhou os sinais dos tempos e em 1974 passou a chamar-se 25 de abril, mas muitos continuam a chamar-lhe simplesmente Ponte sobre o Tejo. Foi vítima do seu próprio sucesso: criada para estimular o desenvolvimento da margem sul e permitir a expansão de Lisboa, não durou trinta anos até ficar desatualizada graças ao enorme fluxo rodoviário que a atravessava diariamente. Primeiro optou-se por uma via intermédia reversível, mas a solução também não durou e entre 1992 e 1996 a ponte ganhou mais duas vias, obrigando à reconversão da praça da portagem sul e usando finalmente o tabuleiro inferior para o comboio como estava no projeto original. A concorrência da Ponte Vasco da Gama ajudou a libertar algum tráfego, mas é ainda hoje pela ponte metálica que se tem a mais nobre entrada de Lisboa.