Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




10/11/15

Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho!




Dia 11 de novembro costuma-se celebrar em Portugal o dia de São Martinho. Mas o que é? De onde é que vem esta celebração? O que é o chamado verão de São Martinho?

Esta festa tem a sua origem numa lenda muito antiga que vamos contar-vos. Segundo a lenda, Martinho mesmo antes de ser um santo, era um cavaleiro do imperador romano. Um dia que estava muito frio enquanto estava montado no seu cavalo encontrou-se com um mendigo muito pobre. O mendigo estava a pedir, com roupas muito velhas e com muita fome. Martinho não tinha nada para lhe dar mas como era cavaleiro do império romano tinha umas roupas muito boas. Assim, Martinho desceu do cavalo, pegou na sua espada, dividiu a sua capa e deu uma metade ao pobre.

Segundo a lenda, de repente, as nuvens, o frio e o mau tempo desapareceram e o dia transformou-se por completo. Parecia que era um dia de verão. Acredita-se que este acontecimento tenha sido o prémio de Martinho por ter sido bom para com o mendigo. Por isso quando no outono ainda continua a estar calor, diz-se que estamos “no verão de São Martinho”.

                Deixando de lado a questão da lenda, no dia de São Martinho as pessoas juntam-se com a família e os amigos ao redor de uma fogueira na rua e comem castanhas assadas, bebem o vinho novo da vindima do verão, comem-se petiscos e as pessoas divertem-se a contar histórias e lembranças junto da fogueira. Nesse dia é uma festa para celebrar o outono e estar com as pessoas queridas.


                Aqui vos deixamos alguns provérbios e expressões populares que se costumam dizer nesta altura do ano.


  • Dia de S.Martinho, lume, castanhas e vinho.
  • Pelo S.Martinho , todo o mosto é bom vinho.
  • No dia de S.Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
  • Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S.Martinho.
  • Dia de S.Martinho, fura o teu pipinho.