Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




10/12/20

Tradições de Natal em Portugal

 Os Madeiros de Natal, também chamados Fogueiras do Galo, são, na realidade, fogueiras acesas durante toda a noite de 24 de dezembro, depois da Missa do Galo. Esta tradição não é só típica de zonas do norte, também do centro do país.


A Festa dos Rapazes. Tradição de Trás-os-Montes em que participam os Caretos. Os rapazes solteiros disfarçam-se com umas máscaras de caraterísticas pagãs, e gritam, saltam, festejam o dia 24 de dezembro. Outras atividades que se juntam a esta atividade são: cantos ou loas que criticam os costumes das aldeias e as oferendas.


A interessante história da Aldeia Viçosa, Guarda. Há muitos anos, uma velha desconhecida decidiu doar castanhas e vinho ao povo desta vila em troca de uma oração por ela durante o dia de Natal. A tradição consiste em atirar castanhas a uma fogueira situada na praça da aldeia. Festeja-se um delicioso magusto no dia 26 de dezembro.


À mesa no Natal. Como todos sabem o prato típico português é um bom bacalhau cozido com batatas e couves que não pode faltar na mesa de Natal. Mas nem em todas as regiões o prato da mesa de consoada é o mesmo. No Algarve, também é costume comer um outro prato: o galo de cabidela. Na Beira Litoral, também se pode comer polvo, embora seja mais habitual em Trás-os-Montes e Alto Douro. Na zona de Lisboa, encontramos o peru assado . Na região norte também é típico a pescada frita ou o congo frito no almoço de Natal. Seja como for, os pratos típicos de Natal em Portugal são deliciosos!


O Bananeiro: Para finalizar estas tradições natalícias vamos viajar até Braga. Esta tradição, com mais de 40 anos de existência, tem a sua origem nos comerciantes da Rua do Souto, em Braga, que decidiram ir todos juntos à Casa das Bananas ao final da tarde da véspera de Natal para festejar as festas. A tradição é beber um copo de vinho moscatel e comer uma banana. Este costume teve origem num hábito de um grupo de amigos que se juntava num antigo estabelecimento que era um armazém de frutas e que acompanhava o moscatel com uma banana.


Feito por: Noelia Cabrera