Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




27/11/20

Sexta-feira Negra

 

A Sexta-feira negra (em inglês Black Friday) é um dia especial do mês de novembro. Nesta data começam as compras de Natal, caraterizadas por ter descontos significativos com o objetivo de atrair clientes. A par deste dia também existe a chamada segunda-feira cibernética (em inglês Cyber Monday). Mas como todas as festividades, a Black Friday também tem a sua própria história.

Uma das origens possíveis é aquela que faz referência ao termo criado pelos polícias de Filadélfia na década de 60 para se referir ao dia seguinte ao de Ação de Graças quando todas as lojas se convertiam e continuam a converter-se num campo de batalha.

No entanto, o termo Black Friday foi utilizado pela primeira vez na famosa sexta-feira 24 de setembro do ano 1869, data em que os bolsistas da famosa rua Wall Street (EUA) fracassaram e o mercado foi à falência.

Há até lendas sobre este dia que felizmente são falsas. Uma delas afirma que o nome “Black Friday” se deve a um 27 de novembro, na época da escravatura na América, quando foram vendidos muitos escravos negros com descontos para fazer crescer a economia do país. Mas como já afirmaram várias fontes, trata-se apenas de uma notícia falsa que costuma circular durante esta semana de compras para que as pessoas pensem duas vezes antes de se perderem nas compras.

E você, vai às compras este fim-de-semana?



Feito por: Noelia Cabrera