Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




17/11/20

Os Descobridores Portugueses e o Mar

 

Nunca é demais falar sobre história e por isso lembramos alguns nomes notáveis que qualquer  estudante de português deveria conhecer.

A cultura, a gastronomia, enfim, a história portuguesa não seria o que é hoje se os marinheiros não tivessem trazido tanta riqueza para Portugal.  Logo no século XIV o Infante D.Henriques iniciou a exploração marítima em Portugal, e desde então são muitos os ilustres da história marítima portuguesa: Vasco da Gama, quem descobriu o caminho marítimo para a Índia e que no tempo passou pelos versos de Luís Vaz de Camões, conhecido como um dos mais importantes de Portugal até os nossos dias; Fernão de Magalhães que foi o primeiro navegador da história a completar a viagem de circum-navegação ao globo; Duarte Pacheco Pereira, explorador considerado um génio enquanto cosmógrafo; Gonçalo Velho Cabral que descobriu a ilha de Santa Maria nos Açores; Gago Coutinho fez a primeira travessia aérea do Atlântico Sul; entre outros grandes de Portugal.

Ora todos estes descobridores têm algo em comum: o Mar, tão importante para o povo português, não só em termos de história mas também na literatura. “E o mar invadiu-nos a literatura quando nós o invadimos a ele” declara a escritora  Ana Margarida de Carvalho no artigo Do Meu Mar Vê-se a Língua, publicado na revista Limite, em 2018.  De facto, o grande poeta Fernando Pessoa deixou-nos o seguinte poema Mar Português:

Ó mar salgado, quanto do teu sal

 São lágrimas de Portugal!

 Por te cruzarmos, quantas mães

choraram.

Quantos filhos em vão rezaram!(...)

                Por último,  também encontramos a influência do mar na música. Desde o Fado com Amália Rodrigues (Canção do Mar) até canções como O Inventor do grupo musical  Heróis do Mar que podem ouvir aqui: 



Feito por: Noelia Cabrera Rodríguez