Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




11/11/20

Como diz o provérbio "Pelo São Martinho todo o mosto é bom vinho"

     Hoje é 11 de novembro, data na qual se festeja uma das celebrações mais conhecidas em Portugal no outono. A tradição é marcada pelo magusto, uma festa associada a este dia em que é hábito assar castanhas e beber água-pé, jeropiga ou degustar o novo vinho. Mas, por que pelo São Martinho se come castanhas e se bebe vinho?

    Segundo alguns autores, está tradição provém do dia de Todos os Santos em que em Portugal se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. Em Espanha, por exemplo, matavam-se porcos e esta tradição deu origem ao provérbio “a cada cerdo le llega su San Martín” (cada porco tem o seu São Martinho).

    Neste dia costuma-se contar a lenda do soldado chamado Martinho de Tours. Num dia de furiosa tempestade, o soldado viu um mendigo à beira da estrada que lhe estendia a mão a pedir socorro. Martinho sem hesitar cortou com a espada a sua capa e deu-a ao mendigo que tremia de frio. Nesse instante, o vento deixou de soprar e o sol quente iluminou a terra festejando assim a bondade do cavaleiro.

    Também nesta época de magustos e verão de São Martinho, é habitual, nas escolas, os mais pequenos ouvirem a história pedagógica de Maria Castanha, escrita pelo autor António Torrado. Este conto permite explorar várias temáticas. Entre elas, a diversidade cultural, uma vez que a protagonista deste conto infantil tem uma particularidade: não tem bochechas encarnadas mas sim a pele castanha. Ela é uma rapariga africana que no dia de São Martinho descobre que fazer amigos novos é muito bom. Podem ver a história completa aqui: