Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




13/06/17

Os Santos Populares - Santo António de Lisboa


Santo António de Lisboa


Existem centenas de santos em todo o mundo, mas apenas um nasceu em Lisboa: Santo António, no fim do Século XII. O seu verdadeiro nome era Dom Fernando Bolhão e era descendente de uma família bastante abastada. Não obstante, aos 20 anos decidiu esquecer a herança dos pais e dedicar-se à religião. Nessa época pertencer ao clero era uma grande honra.

Porém fartou-se depressa das falsidades que via à sua volta e tornou-se padre franciscano, ou seja, uma figura dedicada aos mais pobres, tendo mudado inclusive de nome como sinal da sua dedicação à Igreja, substituindo o nome de Fernando pelo de Irmão António. Começou a viajar por todo o mundo, onde se tornou muito conhecido pela sua dedicação a sua vida toda aos outros, tal como mandavam os franciscanos!

Também ficou muito conhecido pelas aulas que dava nas Universidades mais conhecidas da Europa. A Santo António pode-se, igualmente, atribuir o nome de Santo António de Pádua, uma vez que o santo viveu alguns anos nesse lugar. Não se sabe com certeza o ano em que este faleceu, mas a data mais apontada é 13 de junho.

Este santo popular é conhecido como o "santo casamenteiro". Mas porquê? Não se lhe conhece nenhuma mulher e nos seus milagres não consta que tenham a ver com casamentos.Somente se trata de uma mistura entre as festas pagãs e o Cristianismo, uma vez que sendo comemorado no início do verão, numa época relacionada com a fecundidade, quando nascem novos frutos, novos cereais e as pessoas se casavam.

Igualmente, Santo António é evocado como o santo que ressuscita os mortos, que cura as doenças, que assegura e multiplica as provisões, que ajuda os marinheiros, que vela pela felicidade do casamento, que encontra as coisas perdidas e que fala com o Menino Jesus.

Em Lisboa, as celebrações dedicadas a este santo ocorrem desde o Século XVI. Todos os bairros da cidade participavam nas festas e tentavam ser os mais vistosos, nascendo, posteriormente, as marchas populares e atividades variadas que ainda hoje subsistem!
No ano de 1950, surgem as "Noivas de Santo António“. Tudo começou com o jornal "Diário Popular" que ajudava os mais pobres a fazer uma festa de casamento no dia do santo. Juntamente, ofereciam o enxoval e os equipamentos domésticos através de vários comerciantes que ganhavam com a publicidade. E assim nasceu mais uma tradição! 
Nas noites de Santo António acaba o silêncio na cidade de Lisboa e onde for a festa deste santo há sardinhas assadas, música, manjericos, pão quente, vinho e festa até de manhãzinha!

Tradições e crenças

 É uma tradição as crianças de Lisboa pedirem na rua "um tostãozinho para o Santo António“, pois antigamente faziam altares onde as pessoas podiam deixar esmolas para o santo... ou para as crianças!

As raparigas para verem com quem vão casar: "À meia- noite, a rapariga, num quarto às escuras, diante de um espelho, chama por Santo António sete vezes e acende uma vela... e logo verá refletido o rosto do homem com quem casará." Para saberem o nome do rapaz com quem vão casar, a rapariga devia, “depois de se extinguirem as últimas labaredas da fogueira, no borralho que fica, metem 1.000 escudos (5 euros). No outro dia vão buscar o dinheiro e dão-no ao primeiro mendigo que aparece, cujo nome é o nome do homem com quem casarão." 








Milagres de Santo António

• Sermão aos peixes

Conta o milagre que Santo António estava um dia a pregar numa cidade costeira italiana, e como ninguém o queria ouvir, foi até ao mar e começou a pregar aos peixes dizendo: "Ouvi a palavra de Deus vós, peixes do mar e do rio, já que a não querem escutar os infiéis, os hereges". Então, uma grande quantidade de peixes pôs a cabeça fora de água para ouvir falar o Santo, para espanto de todos os que viam aquilo. Foi assim que muitos se converteram ao Cristianismo!

• Menino Jesus

Reza a lenda que existia um Conde muito conhecido que tinha um castelo com um espaço onde os frades podiam dormir e rezar. Um dia, estava Santo António no seu quartinho quando este se encheu de luz e o Menino Jesus lhe apareceu. O Conde viu a luz e também o Santo a pegar na criança, enquanto falava com ela. Na presença deste milagre o Conde ficou maravilhado, mas prometeu ao Santo António que só contava o que se tinha passado depois do Santo morrer.

Daí nasceu a imagem de santo protetor das crianças!


fonte:https://pt.slideshare.net/CristinaAlves9/os-santos-populares