Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




13/06/17

Novidades no CLP/C


Chegaram ao CLP/C  três filmes pertencentes à "Coleção Escritores Portugueses", em que se fala sobre a vida e a obra de vários autores.

João Pinto Nogueira fala-nos sobre a vida de Nuno Bragança.



Nuno Bragança. Autor de três romances: A Noite e o Riso, Directa e Square Tolstoi, uma coletânea de contos: Estação e uma novela póstuma: Do Fim do Mundo. Argumentista de Os Verdes Anos, filme inaugural do Cinema Novo Português e co-realizador, com Gérard Castello-Lopes e Fernando Lopes, do filme Nacionalidade: Português.

Católico e de família conservadora, milita no MAR (Movimento de Acção Revolucionária). Integra as Brigadas Revolucionárias de Carlos Antunes e Isabel do Carmo ao mesmo tempo que trabalha na representação permanente de Portugal junto da OCDE. A 7 de Fevereiro de 1985, morre, aos 55 anos, num quarto de hotel em Lisboa.




André Godinho apresenta-nos um filme que gira em redor da figura de Manuel Hermínio Monteiro.




O Hermínio gostava de partilhar os seus segredos. Trás-os-Montes era um segredo, como a noite de Lisboa. A comida era um segredo, como o vinho e os charutos. Os amigos eram um segredo, como os poetas, que também eram os amigos. E os livros eram o maior segredo. Desvendou-os todos na editora Assírio & Alvim.

Este documentário conta com a participação de Manuela Correia, Sérgio Godinho, Graça Morais, Manuel António Pina, entre outros. 








Solveig Nordlund fala-nos da vida de António Lobo Antunes.





António Lobo Antunes no auge da sua carreira recebe o grande prémio de literatura da Feira Internacional do Livro em Guadalajara, México. A entrega do prémio é o ponto de partida para uma passagem em revista da sua vida e obra. A infância, a psiquiatria, a guerra colonial, o 25 de Abril, os livros, a doença. Em 2006, foi-lhe diagnosticado um cancro. Foi grave, foi operado. O perigo de morte está ultrapassado. Mas a doença deixou marcas, a sua atitude perante a vida modificou-se, só vai publicar mais dois livros.