Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




06/05/21

AS PRAIAS NO ALGARVE

Em 2010, o Algarve tinha 69 praias com Bandeira Azul o que mostra que esta região é realmente uma das zonas da Península com melhores condições para desfrutar do mar.

No entanto, quando falamos das diferentes praias da região, podemos fazer várias distinções relativamente à forma como se encontram numa zona ou noutra. 

As praias da parte oriental, por exemplo, são muito marcadas pela existência do Parque Natural da Ria Formosa, o que significa que não estão próximas das cidades, mas separadas delas por canais ou estuários. Por exemplo, a praia de Tavira só pode ser alcançada por barco através do rio Gilão a partir do centro da aldeia ou a partir de Quatro Águas. Isto não significa que esteja totalmente deserto, uma vez que existe um parque de campismo que acomoda bastantes pessoas no Verão e um bom número de restaurantes.

Por outro lado, no centro e oeste da região as praias estão muito mais perto das cidades, e por isso também têm mais visitantes. Continuando para oeste, encontramos também novas ilhas na zona do estuário que devem ser acedidas por barco, mas garantindo muito menos afluxo de banhistas do que se estivessem no centro da cidade. As mais notáveis na zona são as duas ilhas próximas de Olhão: Culatra e Armona. Podem ser alcançados por barcos que partem da costa da Ria.

De Olhão, a melhor opção é a praia do Farol , na Ilha da Culatra. Esta ilha também pode ser alcançada por barco a partir de Faro. Por outro lado, na Ilha da Armona existem as praias do mesmo nome e a Fuzeta. 

De Faro para oeste, as praias estão a atrair cada vez mais visitantes, especialmente as mais próximas dos centros urbanos. Em Quarteira, por exemplo, a praia fica na cidade, mas se o visitante percorrer alguns quilómetros para oeste, pode encontrar a agradável praia da Falésia na vizinha Vilamoura. 

Em Portimão, na margem ocidental do rio Arade, encontramos a Praia da Rocha, também muito popular entre os turistas. De lá para Lagos, a maior parte da costa é constituída por praias - com exceção de algumas pequenas zonas rochosas e da foz de um ribeiro num estuário. Quase metade desta linha costeira é ocupada pela enorme Meia Praia, rodeada por campos de golfe, que recebe muitos dos visitantes alojados em Lagos.







Mais informação em: https://www.voyalalgarve.com/playas/