No dia 23 de abril celebra-se o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.
A data tem como objetivo reconhecer a importância e a utilidade dos livros na nossa sociedade e cultura, assim como incentivar hábitos de leitura na população. Os livros são um importante maior de transmissão de cultura e informação, e ainda, elementos fundamentais no processo educativo.
Esta celebração foi criada por várias razões: combater o analfabetismo, promover a cultura, prestar homenagem universal aos livros e autores, ou simplesmente convidar a todos para desfrutar do prazer da leitura. Atualmente esta celebração ocorre em mais de 100 países em todo o mundo.
Neste dia decorrem várias ações de promoção dos livros e da leitura, organizados por várias entidades (livrarias, associações culturais, escolas, universidades...). A data serve ainda para chamar a atenção para a importância do livro como bem cultural, essencial para o desenvolvimento da literacia e para o desenvolvimento económico.
E atualmente podemos ler qualquer livro no telemóvel, no computador... Os livros digitais revolucionaram o mundo da literatura e o nosso comportamento enquanto leitores. Hoje em dia, sem grandes esforços, temos acesso a milhões de livros e informação. Contudo, muitas pessoas continuam sem dispensar o cheiro típico de um livro físico, ou a sensação única de folheá-lo à medida que avançam. Mas o realmente importante neste dia é ler e promover a leitura em todos os formatos físicos e digitais.