Nazaré, uma aldeia pesqueira da costa portuguesa, tornou-se no lugar mais desejado pelos amantes do surf. Há cinco anos, a Praia do Norte, onde se celebra o maior campeonato de surf, acolhe com os braços abertos numerosos apaixonados das grandes ondas vindos de diferentes pontos do mundo e capazes de conseguir recordes mundiais com ondas superiores aos vinte metros de altura.
Nesse evento, dez equipas enfrentam o mar agitado para superar o recorde do brasileiro Rodrigo Koxa, conseguido em 2017 ao burlar uma onda de pouco mais de vinte e quatro metros. Este ano, devido à difícil situação que atravessamos, teve uma duração fugaz de um dia, um evento mais simbólico do que competitivo, mas seguindo as normas de saúde impostas pela pandemia do COVID-19.
Terão que esperar até 2022 para desfrutar da próxima edição do Nazaré Tow Surfing Challenge e ver como se desenvolvem as novas gerações de surfistas nesse campeonato, que sofre uma redução de participantes mas conta com a transmissão ao vivo através das principais plataformas digitais.
DPVS