Um dos problemas centrais com que atualmente nos confrontamos é a impossibilidade de não incluir os conteúdos culturais como elementos fundamentais para o ensino de uma língua estrangeira. Não há consenso e há poucas linhas de ação precisas que nos ajudem aos docentes a selecionar que conteúdos socioculturais incluir e como enfocar sua instrumentação. Falarei especificamente dos pressupostos de cultura geral e das representações do mundo que os interlocutores têm.
O desenho de uma unidade didática contempla a necessidade de incluir, como elemento indispensável, os conteúdos culturais. Na sua gestação, partimos da premissa de que a experiência devia ser fortemente intercultural, no sentido de permitir que os alunos estrangeiros interagissem muito com falantes nativos em situações reais de comunicação. Por isso, toda a organização das tarefas entre alunos e professores se orienta precisamente para fomentar as interações. Embora possa ser conveniente, não é necessário incluir os conteúdos culturais no quadro de competências académicas, já que se a atividade tem boa apresentação, o aluno recebe os conteúdos do mesmo modo.
DPVS