Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




12/03/19

XV Maratona de Leitura em Língua Portuguesa


O CLP/C e o Centro Municipal de Juventud (Ayuntamiento de Cáceres) organizam, no próximo dia 7 de maio, na Praça de São Jorge (Cáceres), mais uma edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa.

São 15 anos a ler em português e por esse motivo queremos continuar a contar com a vossa participação.

Este ano, a XV Maratona de Leitura em Língua Portuguesa tem como tema o  centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen e a participação pode ser presencial ou através de um vídeo.

Como é habitual os alunos de português da cidade de Cáceres participarão presencialmente neste evento, mas o convite para participar na Maratona é extensível a todos os alunos de português e a todos aqueles que gostam de português, de literatura portuguesa e, claro está, de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Toda a informação sobre como participar pode ser consultada na página da maratona: http://maratonadeleitura.ayto-caceres.es/ 




Envio de vídeos

A participação na maratona pode ser individual ou em grupos. Por esse motivo são aceites vídeos com leituras individuais ou várias leituras, no caso de turmas. É importante que os vídeos não sejam excessivamente grandes dado que se destinam a circular nas redes sociais (2/3 minutos máximo).

1.º passo:
Selecionar um excerto da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen

2.º passo:
Escolher um sítio com boa iluminação e insonorização

3.º passo:
Gravar com telemóvel (na posição horizontal) ou com câmara de vídeo.

4.º passo:
A edição dos vídeos (junção de vários vídeos e identificação da entidade ou/e participantes) pode ser feita em vários programas gratuitos, o Windows Movie Maker é uma possibilidade.
O formato deve ser MPEG-4.

5.º passo:
Envio direto do vídeo para clpcaceres@gmail.com ou através da plataforma www.wetransfer.com