Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




13/02/18

Lenços dos Namorados



Diz-se que a origem dos "lenços dos namorados" remonta aos Séculos XVII - XVIII, quando as Senhoras bordavam para passar tempo, sendo que, ao longo dos anos, foram sendo adaptados para as mulheres do povo.

No início, estes lenços faziam parte do vestuário feminino e tinham apenas uma função decorativa. Eram lenços quadrados, de linho ou algodão, bordados conforme o gosto de cada um.
No entanto, estes lenços tinham outra função: a conquista do namorado.
Uma rapariga, quando chegava à idade de casar, começava a bordar um lenço em linho ou algodão.

Depois de bordado, o lenço era entregue ao namorado ou "conversado" e era em conformidade com a atitude do namorado usar publicamente ou não, que se decidia o namoro. Se aceitasse, poria o lenço por cima do seu casaco domingueiro, ou colocava-o ao pescoço com o nó voltado para a frente, ou usava-o na aba do chapéu ou até mesmo na ponta do pau que era costume o rapaz trazer consigo. Caso contrário, o lenço voltaria às mãos da rapariga. Se por acaso ele aceitasse mas, mais tarde, trocasse de parceira, fazia chegar à sua antiga pretendida o lenço, e outros objetos que lhe pertencessem, como fotografias, cartas ... 


 

Podia também acontecer os lenços serem motivo de uma simples brincadeira ou troca de palavras. Nas festas os rapazes tiravam os lenços das raparigas simulando uma ligação amorosa. Quando o rapaz já tinha namorada o facto de simular uma ligação com outra ao roubar-lhe o lenço era muitas vezes motivo de desavença entre a sua namorada e aquela a quem o lenço tinha sido roubado. Quando eram utilizados pelas suas "donas" no seu traje de festa, os lenços eram colocados do lado direito da cintura, deixando pender uma das pontas, dando assim à sua indumentária uma graciosidade particular.


 Os lenços representam o sentimento da rapariga em relação ao rapaz, escrevendo pequenos versos de amor ou símbolos. Damos conta muitas vezes, de erros ortográficos nestes lenços, que denunciam a falta de instrução da época. 

 
  Sendo bordados a ponto cruz, estes lenços eram muito trabalhosos e morosos, obrigando a "bordadeira" a ser muito paciente e cuidadosa na sua confeção.
Com o passar dos tempos, foram utilizando outros tipos de pontos mais fáceis e rápidos de bordar. Com esta alteração a decoração inicial dos lenços vai modificando, as originais cores de preto e vermelho dão origem a uma série de outras cores e outros motivos de decoração, não se perdendo nunca o objetivo principal!





 Sites consultados: