Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




28/06/17

Os Santos Populares - São Pedro






São Pedro é um dos santos mais antigos da religião católica, tendo sido um dos Apóstolos de Jesus Cristo. Contudo, o seu verdadeiro nome era Simão, mas Jesus deu-lhe o nome de Pedro, que vem da palavra pedra, porque seria ele a "pedra sobre a qual se iria construir a igreja cristã".



Pedro era pescador nos mares da Galileia, por onde Jesus andava a pregar, e era irmão de André, outro dos Apóstolos. Curiosamente, conheceram-se através de São João Baptista. Desde que conheceu Jesus Cristo que São Pedro o começou a seguir.
Conta-se que se aborrecia facilmente com as pessoas e que essas discussões o deixavam abatido e triste. Por outro lado, tinha muitas dúvidas, mas era o primeiro a ter todas as iniciativas. Talvez pela sua bondade e boa vontade, Jesus Cristo lhe desse a missão de chefe da Igreja, tendo sido o primeiro Papa! 


Mas como foi que chegou até lá?  Depois de Jesus ter dito que todos os Apóstolos o abandonariam, São Pedro disse que isso não iria suceder. Porém, na noite em que Jesus morre, São Pedro acaba por afirmar três vezes que não conhece Jesus, para não ser preso. O galo terá cantado no momento em que Pedro fez a terceira negação!

 No entanto, um mês depois, com coragem falou para uma multidão inteira sobre "a Boa Nova". E tal foi a força das suas palavras que mais de três mil pessoas se terão convertido à nova fé.
Depois da morte de Jesus, São Pedro andou por quase todo o mundo conhecido até à época a falar às pessoas da nova religião.Conta-se que nas suas viagens curou muitas pessoas e fez milagres que deixavam as pessoas de boca aberta. 

Assim foi durante muitos anos e a igreja que Jesus lhe tinha deixado nas mãos foi crescendo a olhos vistos! Infelizmente, havia ainda muitas pessoas que não o aceitavam e por isso teve que fugir de todas as perseguições que existiam contra os cristãos. Pedro acabou por ser morto por ordem do Imperador Nero, o mesmo Imperador que cantava para um público muito aborrecido de o ouvir, em vez de mandar apagar os incêndios que lavravam em Roma! Nero mandou crucificar São Pedro, mas este quis a sua cruz de cabeça para baixo, porque achava que não era digno de morrer como Jesus!
Na época, Pedro tinha já uma idade bastante avançada o que seria difícil de alcançar nessa época. Em 1968, fizeram-se algumas escavações por baixo da basílica de São Pedro, no Vaticano, em Roma (Itália) e descobriram-se alguns ossos que foram aceites como sendo os de São Pedro, uma vez que se sabe que ele morreu naquela zona. 




Festividades
A noite de 29 de junho não é tão empolgante quanto a animação verificada nas festas dos outro santos populares, mas em homenagem ao santo, acendem-se fogueiras, erguem-se mastros com sua bandeira e queimam-se fogos. Também se fazem procissões terrestres, organizadas pelos pecadores, sendo S. Pedro o seu padroeiro.




fonte: https://pt.slideshare.net/CristinaAlves9/os-santos-populares