Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




08/03/17

As mulheres mais influentes de Portugal




A influência é como o arco-íris, vê-se, mas não se sabe bem onde começa nem onde acaba. Ela depende do poder que se tem, da carreira que se construiu, da fortuna que se possui, da rede que se teceu e da imagem que se projeta. A influência é poder, é dinheiro, é a capacidade de conseguir que as coisas aconteçam. É a qualidade de mudar o curso dos acontecimentos, das decisões.
 A influência pode medir-se pelo currículo e pelos cargos ocupados, a presença mediática, o reconhecimento pelos pares nas áreas de carreira, o impacto social, profissional, político, empresarial,e a fortuna. Mas, como diz o escritor alemão Hans Magnus Enzensberger, a influência vai além do poder: “Não sou o tipo de pessoa que quer exercer o poder. Interessa-me mais a capacidade de influir. Pode ter-se influência sem poder.”

O contexto e o momento condicionam as escolhas. O Diário de Notícias, de 
9 de outubro de 2010, elencava as quatro mulheres mais influentes nos negócios na altura e que eram Cláudia Goya, que então dirigia a Microsoft Portugal, Ana Maria Fernandes, CEO da EDP Renováveis, Vera Pires Coelho, CEO da Edifer, e, a única que ainda hoje se mantém com uma posição relevante, Esmeralda Dourado, que aos 57 anos deixou a liderança executiva da SAG para ter tempo para uma “segunda vida”.

Neste estudo procurou fazer-se uma leitura mais ampla e diversificada da influência que em 2015 as mulheres têm na vida económica, social, cultural, artística e científica. Pode verificar-se que durante algum tempo a justiça em termos da sua organização estava determinada pelo poder de quatro mulheres: Joana Marques Vidal, como procuradora-geral da República; Paula Teixeira da Cruz, como ministra da Justiça; Maria José Morgado, 
no DCIAP; e Elina Fraga, como bastonária da Ordem dos Advogados. Curiosamente, no governo liderado por António Costa, o ministério da Justiça volta a ter uma mulher, Francisca Van-Dunem e assim se mantém a liderança feminina.
 
 

Há quem tenha influência porque tem peso na gestão e nas empresas como Esmeralda Dourado ou Isabel Vaz, dimensão artística como Paula Rego, Maria João Pires, Joana Vasconcelos e Mariza ou porque atingiu uma projeção científica como Maria Manuel Mota ou Elvira Fortunato. O setor social está representado por Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, e
 por Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud. Mais pacífica é a presença e o impacto de figuras mediáticas como Cristina Ferreira, apresentadora, ou Judite de Sousa, jornalista, ambas da TVI.

Nesta lista é interessante destacar 
a importância de uma empresária estrangeira como é Isabel dos Santos, cujas participações em empresas portuguesas lhe dão um peso relevante. A empresária angolana integra o BBC 100 Women que seleciona as 100 mulheres que fizeram a diferença em 2015, as “inspirational women”.

É significativo também o facto de a política ter permitido que algumas destas mulheres cimentassem a sua influência, como Paula Teixeira da Cruz, Leonor Beleza, Maria Luís Albuquerque, Assunção Esteves ou Manuela Ferreira Leite. Os caminhos para a influência são muitos, mas só alguns podem aspirar a detê-la.