Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




21/03/17

21 de março. Dia Mundial da Poesia


Dia 21 de março é o Dia Mundial da Poesia.
Para celebrá-lo o CLP/C escolheu alguns poemas, todos eles disponíveis no centro.

FADO DAS AMARGURAS

meu amor, se me és o mundo
nestas minhas desventuras
podes ver quanto me afundo
no lodo das amarguras

não posso viver contente
de meu próprio natural
o meu bem corre-me mal
e o meu mal é recorrente.
mas a mim infelizmente
parece que mais abundo
em tristezas num segundo
do que os mais em toda a vida
és a história repetida
meu amor, se me és o mundo

eu dei, tu deste, nós demos
um ao outro a vida acesa,
tinha a força da represa
darmos tudo o que pudemos
e as palavras que dissemos
de paixão e ardentes juras,
os afagos, as ternuras,
tudo isso agora parece
que não trava o que acontece
nestas minhas desventuras

Poesia 1997/2000

Vasco Graça Moura