Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




26/01/17

XIII Maratona de Leitura em Língua Portuguesa




O CLP/C na Universidade da Extremadura em Cáceres informa que no próximo dia 25 de abril de 2017, irá decorrer mais uma edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa, com a organização do Instituto Municipal da Juventude, do Ayuntamiento de Cáceres, e do CLP/C na UEx.


A XIII edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa vai ter um novo formato e vai recorrer às novas tecnologias para promover a leitura.


Os alunos de português vão efetuar gravações de vídeos com as suas leituras.
No entanto, como a participação na Maratona sempre foi aberta a todos aqueles que sabem português, independentemente de frequentarem um estabelecimento de ensino ou não, todos aqueles que desejarem participar neste evento, e que não estão associados a nenhum estabelecimento de ensino, devem contactar com o CLP/C.

As propostas de leitura (disponíveis no blogue) desta edição estão relacionadas com a revista Portugal Futurista, que saiu em novembro de 1917 e foi apreendida após o lançamento.

A organização apresenta uma outra proposta este ano: a Troca de Livros. Existem diferentes pontos de recolha na cidade para deixar livros em português, que serão posteriromente entregues aos participantes da Maratona.

Foi nesta revista que foram publicados o Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX de Almada-Negreiros e o Ultimatum de Álvaro de Campos; os textos de Almada, Mima Fatáxa e Saltimbancos, os poemas de Fernando Pessoa, Episódios e Ficções de Interlúdio, e Três Poemas, de Mário de Sá-Carneiro.


Contamos com a sua participação!

Todas as informações estão disponíveis no blogue da Maratona