Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




13/01/16

110.º aniversário da Livraria Lello

Foi em 1894 que José Pinto de Sousa Lello comprou a Livraria Chardron aos então donos, juntamente com todo o seu espólio. Embora estivesse já noutras mãos, esta livraria tinha feito o seu nome pela mão do francês Ernesto Chardron. Este influente editor era um motor do setor, tendo publicado as primeiras edições de obras eternamente sonantes como as de Eça de Queiroz ou Camilo Castelo Branco, por exemplo. Esta ambiciosa ampliação da Lello e Irmãos precisava de ser acompanhada de um quartel condizente com a renovada importância no setor. O edifício da Rua das Carmelitas é então moldado pela visão suntuosa do engenheiro Francisco Xavier Esteves.
Foi em 1906 que se inaugurou o espaço como hoje o conhecemos – e a sensação que causou na cidade nessa altura ecoa ainda hoje neste local obrigatório para todos os visitantes da cidade.
O que poucas pessoas sabem é que a Livraria Lello serviu também de cenário para a gravação de algumas cenas dos filmes de Harry Potter, emprestando a sua identidade  à “Flourish & Blotts” em King’s Cross, onde os bruxos compram o material didático para Hogwarts.
Desde este verão, quem quiser entrar nesta livraria tão popular, deverá pagar 3 euros mas nesta quarta-feira, em que se comemoram 110 anos de história, a entrada é livre.