Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




21/10/15

A literartura portuguesa está de parabéns




O mundo da literatura portuguesa está de parabéns, pois neste mês de outubro, nas últimas semanas três escritores portugueses venceram concursos literários. São eles: António Tavares; Bruno Vieira e José Tolentino Mendoça.



Na semana passada, o escritor António Tavares foi o vencedor do Prémio LeYa 2015. O júri decidiu o vencedor por unanimidade com o seu romance (que ainda não foi publicado) O coro dos defuntos. A obra está carregada de ironia e o autor trabalhou muito as formas antigas da língua portuguesa. O romance está ambientado numa aldeia entre os anos de 1968 e 1974. António Tavares escreveu também peças de teatro como a Trilogia da Arte de Matar ou Gémeos 6 e também tem estudos, ensaios, romances…




Esta semana, o escritor Bruno Vieira Amaral foi proclamado vencedor do Prémio Literário José Saramago pelo seu livro As primeiras coisas publicado em 2013. Além deste prémio conta já com três distinções: O PEN Narrativa, o prémio Fernando Namora e o prémio de Livro do Ano da Revista Time Out. O prémio José Saramago foi criado em 1998 pelo Círculo de Leitores para celebrar a vitória do Prémio Nobel de José Saramago e tem um valor de 25.000€ e lança obras de ficção sejam romances ou novelas escritas em língua portuguesa por escritores que não tenham mais de 35 anos. Mas este não é o seu único romance, tem outro chamado Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa.


E mais uma notícia literária!


O padre José Tolentino Mendoça foi o vencedor do prémio literário Res Magnae em Itália pela sua obra ensaística A Mística do Instante publicada em outubro do ano passado. Na sua obra mistura ensaio e religião. O Padre é especialista em estudos bíblicos, tem mais obras publicadas de carácter religioso. Atualmente é vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa.