Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




17/10/14

Regiões portuguesas candidatas a Cidade Europeia do Vinho 2015

Iniciativa da AMPV e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), o concurso Cidade Europeia de Vinho visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola a nível europeu, tendo um carácter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede. Segundo a ordem que foi estabelecida, a edição de 2015 foi entregue a Portugal. Em anos anteriores, a organização coube a Palmela (2012), Marsala, Itália (2013) e Jerez de la Frontera, Espanha (2014).

As regiões da Bairrada, Monção, Melgaço e Reguengos de Monsaraz apresentaram a candidatura ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, que irá "projectar internacionalmente um território vitivinícola português", referiu a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O resultado da avaliação das candidaturas será publicado entre Outubro e Novembro e a cidade escolhida acolherá a cerimónia de entrega do título em Fevereiro de 2015.

Na região da Bairrada, os municípios de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro apresentaram uma candidatura conjunta para "promover e divulgar a excelência dos vinhos da Bairrada", através de 72 eventos previstos.

Os municípios de Monção e Melgaço também concorrem ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, em que pretendem "projectar o vinho verde de Alvarinho como marca da oferta enoturística da região", com 67 actividades programadas.

O Alentejo é a melhor região vitivinícola para visitar. A votação foi feita pelos leitores do jornal norte-americano USA Today. Em Reguengos de Monsaraz o objetivo agora é conseguir o título de Cidade Europeia do Vinho. Se quiser saber os motivos veja aqui.


Paralelamente, está a decorrer uma votação no Facebook!

Participe!!

Três regiões na corrida para representar Portugal na "Cidade Europeia do Vinho 2015".

Até 31 de outubro:
• Para opinar e dizer: http://on.fb.me/1vQZdRp
• Para votar: http://on.fb.me/1w3RTk3
• Para saber mais: http://bit.ly/1rUTgBf