Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




14/05/12

HOJE: "Contos e Lendas Populares do Mundo Lusófono"

Terá lugar hoje, às 19:00h, no Auditório da Biblioteca Pública de Cáceres, a sessão "Contos e Lendas Populares do Mundo Lusófono", com a escritora e contadora de histórias M. Margarida Pereira-Müller.


M. Margarida Pereira-Müller, alentejana de nascimento, considera que viajar é uma razão de viver. Gosta de conhecer as lendas dos locais onde está e de sentir o mundo com todos os sentidos, incluindo o do paladar. De regresso a casa, recria os sabores experimentados. Dos seus livros de cozinha e gastronomia, cinco já foram distinguidos com os internacionais “Gourmand World Cookbook Awards”. É também autora de livros infantis, entre os quais se destacam Os Mais Belos Contos Tradicionais da Lusofonia e Contos e Lendas do Mundo, que fazem parte do Plano Nacional de Leitura português. Acaba de publicar Contos Populares de Angola.


«Ao longo do tempo, o conto é o meio mais poderoso de transmissão de informação, especialmente em sociedades predominantemente orais ou em grupos com pouco literacia. Desde sempre houve lendas e contos populares em todos os países e em todas as culturas do mundo. Muitas das histórias tradicionais que conhecemos e que pensamos ser portuguesas ou europeias, vamos também encontrá-las noutras partes do mundo, contadas dum modo muito idêntico.»