Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres
16/11/11
FESTAS E CELEBRAÇÕES DE PORTUGAL
Os alunos de Língua Portuguesa V da Licenciatura em LLM - Português da Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade da Extremadura traduziram o texto do guia Lonely Planet de Portugal sobre Festas e Celebrações, para partilhar com todos os interessados. Aproveitem!
Portugal conta com algumas festas fascinantes, quase todas centradas em motivos religiosos, ainda que tenham muitas vezes raízes pagãs. Em seguida, mencionam-se algumas das melhores.
JANEIRO-FEVEREIRO
CARNAVAL (QUATRO DIAS ANTES DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS)
Embora pareça pequeno quando comparado com o brasileiro, o Carnaval português é uma festa muito animada. Em Loulé têm os melhores desfiles, enquanto que em Lisboa, Nazaré, Ovar, Torres Vedras e Viana do Castelo os festejos são consideráveis.
FESTIVAL INTERNACIONAL DO CHOCOLATE (14-28 DE FEVEREIRO)
Durante quase duas semanas depois do Dia dos Namorados (Dia de São Valentim), na cidade de Óbidos (Estremadura) celebra-se a doce tentação da semente do cacau.
FANTASPORTO (FINAIS DE FEVEREIRO – PRINCÍPIOS DE MARÇO)
É um festival de prestígio internacional (www.fantasporto.com) que se realiza no Porto: duas semanas de filmes fantásticos, de terror, ou simplesmente estranhos.
MARÇO-ABRIL
SEMANA SANTA (MARÇO OU ABRIL)
A preparação da Páscoa é muito especial na devota Braga (Minho). Na Semana Santa, os descalços saem em procissão pelas ruas, desfilam filas de altares improvisados, com uma explosão de júbilo na catedral na véspera do Domingo de Páscoa.
FESTA AGRÍCOLA DE OVIBEJA (ÚLTIMO FIM DE SEMANA DE ABRIL)
Este enorme festival realiza-se em Beja (Alentejo). São nove noites de concertos, com postos de venda de artesanato e muitos de comida.
MAIO
FEIRA DAS CANTARINHAS (2-4 DE MAIO)
Na ponta norte do país, é um mercado enorme de artesanato tradicional que tem lugar em Bragança (Trás-os-Montes).
QUEIMA DAS FITAS (1.ª SEMANA DE MAIO)
O viajante pode juntar-se à festa da Queima das Fitas na Universidade de Coimbra (a mais antiga de Portugal), nas Beiras. É assim que os estudantes celebram o fim do ano letivo, com concertos e grandes bebedeiras.
FESTA DAS CRUZES (1.ª SEMANA DE MAIO)
Barcelos transforma-se num campo de bandeiras, flores, luzes de cores e concertos ao ar livre graças a esta festa. Os três primeiros dias de maio são os mais importantes. Monsanto (Beiras) também está em festa, com cânticos e bailes junto ao castelo medieval.
FESTA DO MAR (1.º FIM DE SEMANA DE MAIO)
Esta festa colorida inclui fogos de artifício, o desfile dos santos patronos dos pescadores e uma procissão colorida de barcos adornados pelo porto da Nazaré (Estremadura).
FATIMA ROMARIS (12-13 DE MAIO)
Centenas de milhares de peregrinos reúnem-se em Fátima cada ano para celebrar as aparições da Virgem de 1917. Também há romaria em outubro (12-13).
FEIRA DO ALVARINHO (FINAIS DE MAIO)
Monção (Minho), que se autoproclama como berço do Alvarinho, acolhe durante cinco dias uma feira (www.feiraalvarinho.pt.vu) em honra deste delicioso vinho. Há música, bailes folclóricos e comida e bebida em grandes quantidades.
JUNHO
FESTA DO FADO (JUNHO)
Quer os fadistas clássicos quer as novas gerações atuam no maravilhoso cenário do Castelo de São Jorge de Lisboa (www.egeac.pt). Em junho, há concertos de fado gratuitos todas as quintas e todos os domingos nos elétricos.
FESTA DO CORPO DE DEUS (JUNHO)
Embora seja uma festa celebrada em todo o Norte, é a grande festa de Monção (Minho). Festeja-se no Corpus Christi (nona quinta-feira após a Páscoa). Há uma procissão religiosa e uma feira medieval, com uma representação da batalha entre São Jorge e o dragão.
VACA DAS CORDAS E CORPUS CHRISTI (JUNHO)
Nesta estranha celebração, cuja origem remonta a muitos séculos atrás, os jovens espetam um touro em Ponte de Lima (Minho). Depois começa a Festa do Corpo de Deus, mais pia, com procissões religiosas e com as ruas cobertas de tapetes de flores.
FESTAS DE JUNHO (1.º FIM DE SEMANA DE JUNHO)
Nestas festas destaca-se o concurso de tambores (que dura a noite toda), uma feira de gado, um mercado de artesanato e fogos de artifício. Tudo acaba com a procissão de domingo em honra do patrono, São Gonçalo, em Amarante (Douro).
FESTA DE SANTO ANTÓNIO (12-13 DE JUNHO)
As animadas festas de Santo António celebram-se com um fervor especial no bairro lisboeta de Alfama, com festas, bebidas e bailes em cerca de cinquenta arraiais.
FESTA DE SÃO JOÃO (23-24 DE JUNHO)
São João é o mais venerado no Norte: no Porto, em Braga e em Vila do Conde, celebram a sua festa com procissões muito elaboradas, música e diversão, e as pessoas batem nas cabeças umas das outras com martelos de plástico.
FEIRA NACIONAL DA AGRICULTURA (FINAIS DE JUNHO)
Esta feira dura 10 dias e tem fama em todo o país pelo alvoroço geral, pelas corridas de cavalos, pelas touradas e pelas largadas noturnas que têm lugar nas ruas de Santarém. Há inúmeras atividades para crianças.
FESTAS POPULARES (FINAIS DE JUNHO)
Uma das maiores e mais famosas festas de Évora, e uma das melhores feiras agrícolas do Alentejo.
JULHO
FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE (JULHO)
Em finais de julho, reúnem-se no Porto dançarinos com trajes típicos e grupos de música tradicional de todo o país e do estrangeiro.
MERCADO MEDIEVAL (JULHO)
As pessoas aparecem com a armadura posta no recinto do castelo para se juntarem a esta animada feira medieval de Óbidos (Estremadura). Há jograis, torneios e litros de bebida. Também se celebram feiras medievais em Silves, em Valença do Minho e noutras localidades com castelo.
AGOSTO
FESTAS DA CIDADE E GUALTERIANAS (1.º FIM DE SEMANA DE AGOSTO)
Marcada por uma feira gratuita, esta antiga festa (www.aoficina.pt) de Guimarães (Minho) conta com danças folclóricas, concertos de rock, corridas de touros, fogos de artifício e desfiles.
FESTIVAL DO SUDOESTE (PRINCÍPIOS DE AGOSTO)
O grande festival do Alentejo, na Zambujeira do Mar, atrai jovens e surfistas pelas suas festas descomunais e pela qualidade da programação.
FESTIVAL DO MARISCO (MEADOS DE AGOSTO)
Nesta animada festa do marisco de Olhão podem-se degustar os grandes pratos do mar do Algarve, como a caldeirada e a cataplana. As bandas de música animam a festa.
ROMARIA DA NOSSA SENHORA DA AGONIA (20 DE AGOSTO)
É uma das festas mais espetaculares do Minho, celebra-se em Viana do Castelo com pinturas na rua muito elaboradas, desfiles de trajes típicos, batucadas, gigantes e cabeçudos e muita animação (www.festas-agonia.pt)
FEIRA DE SÃO MATEUS (MEADOS DE AGOSTO – MEADOS DE SETEMBRO)
Música folclórica, cozinha tradicional e fogos de artifício estão sempre presentes nesta feira campestre que se celebra nas Beiras.
FOLKFARO (FINAIS DE AGOSTO)
Neste grande festival de folk de Faro, as pessoas não param de dançar (ao som de grupos locais e estrangeiros). Para aumentar a diversão no Algarve, há concertos e festas na rua.
NOITES RITUAL ROCK (FINAIS DE AGOSTO)
A maravilhosa cidade do Porto recebe o célebre fim de semana do rock (www.noitesritual.com) no final de agosto.
FESTA DA NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS (FINAIS DE AGOSTO – PRINCÍPIOS DE SETEMBRO)
No maior acontecimento de Lamego, há concertos de rock e festas até de madrugada, juntamente com a procissão do dia 8 de setembro, onde carros puxados por bois transportam quadros vivos (cenas representadas por um grupo de pessoas imóveis e em silêncio) pelas ruas. Os devotos mais fervorosos sobem as inclinadas escadarias de joelhos.
SETEMBRO-OUTUBRO
NOSSA SENHORA DA NAZARÉ (8 DE SETEMBRO)
A grande festa religiosa da Nazaré (Estremadura) conta com lúgubres procissões, bailes folclóricos e touradas.
FEIRAS NOVAS (3.ª SEMANA DE SETEMBRO)
Uma das festas mais antigas de Portugal, com enormes mercados e feiras agrícolas, bailes folclóricos, fogos de artifício e bandas de música, celebra-se em Ponte de Lima (Minho).
FEIRA DE SANTA IRIA (FINAIS DE OUTUBRO)
No Algarve, a grande festa tradicional de Faro festeja Santa Iria com atrações de feira, postos e diversão.
NOVEMBRO-DEZEMBRO
FEIRA DE SÃO MARTINHO (PRIMEIRA QUINZENA DE NOVEMBRO)
No coração da terra dos cavalos, esta feira conta com largadas, corridas de touros, desfiles e festas noturnas na praça principal da Golegã (Ribatejo).
FESTA DOS RAPAZES (FINAIS DE DEZEMBRO)
Mesmo depois do Natal, celebra-se esta festa dos rapazes com uma sucessão de festejos nos quais os homens jovens solteiros acendem fogueiras e deambulam vestidos com máscaras de madeira e trajes feitos de trapos. Podem ver-se em Miranda do Douro, em Trás-os-Montes.
PASSAGEM DE ANO (LISBOA) (31 DE DEZEMBRO)
Que forma melhor de entrar no Ano Novo do que com fogos de artifício, concertos gratuitos e DJ junto ao rio Tejo.