Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres
18/12/09
Receitas de Natal: Bacalhau Gratinado e Sonhos de Abóbora
No jantar da Noite de Natal (chamado “consoada”), é tradicional em Portugal servir pratos de bacalhau e muitos bolos e doces.
Delicie-se com as seguintes receitas de Bacalhau Gratinado e Sonhos de Abóbora, retiradas do site da Vaqueiro (www.vaqueiro.pt).
BACALHAU GRATINADO
Ingredientes (para 4 pessoas):
3 postas altas de bacalhau demolhado, 2 cebolas, 6 dentes de alho, 100 g de Vaqueiro (margarina), 1 alho francês, 2 cenouras, sal, pimenta, 200 g de cogumelos, 300 g de miolo de camarão cozido, 800 g de puré de batata, 2 dl de maionese, 8 pepinos de conserva, pimentos morrones
Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 220 °C.
Coza o bacalhau durante 10 minutos em água a ferver. Escorra, limpe o bacalhau de peles e espinhas e faça-o em lascas.
Descasque e corte as cebolas e os dentes de alho em rodelas finas e leve a refogar com metade da Vaqueiro, sobre lume brando, até a cebola estar translúcida.
Corte o alho francês em rodelas finas, lave em água corrente e escorra bem. Pele e rale as cenouras em fios, Junte o alho francês e a cenoura ralada ao refogado de cebola e deixe estufar sobre lume muito brando até os legumes estarem moles.
Entretanto, lave os cogumelos, enxugue-os e corte em lâminas.
Derreta a restante Vaqueiro numa frigideira larga, junte os cogumelos e deixe saltear até a água que libertarem se evaporar.
Adicione-os depois aos restantes legumes estufados. Tempere com sal e pimenta e junte o miolo de camarão.
Disponha o puré de batata a toda a volta de um tabuleiro que possa ir ao forno e à mesa, previamente untado com Vaqueiro. No centro coloque em camadas alternadas os legumes e as lascas de bacalhau e, por cima espalhe a maionese.
Leve a gratinar no forno até a superfície estar bem dourada.
Enfeite com os pepinos de conserva e pimentos morrones.
SONHOS DE ABÓBORA
Ingredientes (para 4 pessoas):
400 g de abóbora (limpa), 50 g de açúcar + o necessário para polvilhar, 1 casca de laranja, 0,5 dl de aguardente, 450 g de farinha com fermento, 1 colher de sopa de Maisena, 3 ovos, óleo Vaqueiro, canela em pó.
Preparação:
Corte a abóbora em cubinhos pequenos, junte o açúcar e a casca de laranja e leve a cozer, tapado, sobre lume muito brando até a abóbora estar macia. Retire a casca da laranja e desfaça a abóbora, batendo com uma colher de pau. Adicione e aguardente e, fora do lume, deite a farinha, previamente peneirada com a Maizena, de uma só, vez batendo energicamente com uma colher de pau. Quando a massa se separar das paredes do tacho, mude-a para uma tigela e, sem parar de bater, adicione os ovos, um a um. Bata a massa até esta ter absorvido completamente os ovos.
Com a ajuda de uma colher de sopa, retire bocadinhos de massa e frite em óleo Vaqueiro quente.
Vá picando os sonhos com um espeto ou uma agulha de tricot e deixe fritar até ficarem bem douradinhos e crescidos. Escorra sobre papel absorvente e depois passe-os por uma mistura de açúcar e canela em pó.
Sugestão:
Em vez de passar os sonhos de abóbora por açúcar e canela, pode regá-los com uma calda de açúcar aromatizada com canela e vinho do Porto.