Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




30/01/17

Newsletter Camões

O Camões, I.P. lançou a “Camões em Notícias” com o principal propósito de estreitar e reforçar a relação com o seu público, pela divulgação dos três pilares da sua ação: Cooperação, Língua e Cultura.
 
Assim, é com muito gosto que lhe damos a conhecer a primeira edição desta publicação mensal, cuja linha editorial reflete os principais destaques e novidades do Instituto, bem como os principais serviços, notícias e eventos. 


Para poder passar a receber a publicação “Camões em Notícias”, e caso seja do seu interesse, poderá fazer a inscrição no Portal do Camões, I.P. em: http://www.instituto-camoes.pt/sobre/comunicacao/newsletter.  

26/01/17

XIII Maratona de Leitura em Língua Portuguesa




O CLP/C na Universidade da Extremadura em Cáceres informa que no próximo dia 25 de abril de 2017, irá decorrer mais uma edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa, com a organização do Instituto Municipal da Juventude, do Ayuntamiento de Cáceres, e do CLP/C na UEx.


A XIII edição da Maratona de Leitura em Língua Portuguesa vai ter um novo formato e vai recorrer às novas tecnologias para promover a leitura.


Os alunos de português vão efetuar gravações de vídeos com as suas leituras.
No entanto, como a participação na Maratona sempre foi aberta a todos aqueles que sabem português, independentemente de frequentarem um estabelecimento de ensino ou não, todos aqueles que desejarem participar neste evento, e que não estão associados a nenhum estabelecimento de ensino, devem contactar com o CLP/C.

As propostas de leitura (disponíveis no blogue) desta edição estão relacionadas com a revista Portugal Futurista, que saiu em novembro de 1917 e foi apreendida após o lançamento.

A organização apresenta uma outra proposta este ano: a Troca de Livros. Existem diferentes pontos de recolha na cidade para deixar livros em português, que serão posteriromente entregues aos participantes da Maratona.

Foi nesta revista que foram publicados o Ultimatum Futurista às Gerações Portuguesas do Século XX de Almada-Negreiros e o Ultimatum de Álvaro de Campos; os textos de Almada, Mima Fatáxa e Saltimbancos, os poemas de Fernando Pessoa, Episódios e Ficções de Interlúdio, e Três Poemas, de Mário de Sá-Carneiro.


Contamos com a sua participação!

Todas as informações estão disponíveis no blogue da Maratona

25/01/17

Congresso Internacional Fernando Pessoa


 

A Casa Fernando Pessoa está a organizar a 4.ª edição do Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017, que terá lugar no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro.
Trata-se de um programa fundamental para a Casa Fernando Pessoa que tem como uma das suas linhas programáticas-base o apoio à investigação e divulgação do conhecimento científico.

Durante três dias, especialistas e doutorandos vão apresentar comunicações inéditas, lançar questões e responder a dúvidas do público presente.



Mais de 40 investigadores da obra de Fernando Pessoa vão participar na edição deste ano do Congresso Internacional Fernando Pessoa.

O Congresso Internacional Fernando Pessoa 2017 pretende ser um momento de encontro entre especialistas pessoanos de vários países e um estímulo para o avanço da investigação sobre Pessoa.



Para mais informações:
congresso-internacional-fernando-pessoa

24/01/17

A vida num sopro

A vida num sopro

Aqui deixamos a opinião da nossa usuária
Lourdes Correia Martinho.


Obrigado, Lourdes Martinho!



Adorei este romance, a meu ver está tão bem escrito que nos envolve rapidamente na difícil história de amor de Amélia e Luís e mantém-nos presos até ao fim.  De fácil leitura, ajuda-nos a conhecer melhor a história de Portugal na época de Salazar e da Guerra Civil de Espanha.


23/01/17

Cursos a distância do Centro Virtual Camões. Abertura do período de candidaturas do 2.º semestre 2016/2017








O Camões, I.P. disponibiliza uma oferta na área de ensino a distância em diferentes áreas do saber, com recurso à utilização de uma plataforma tecnológica em contexto web, possibilitando a aprendizagem da língua portuguesa em qualquer parte do mundo.

Até ao próximo dia 8 de fevereiro, estão abertas as candidaturas aos cursos de ensino a distância em várias áreas do saber:

Português para estrangeiros:
Português para fins específicos
Formação Contínua de Professores
 Cursos de especialização
Cooperação para o desenvolvimento

 Para mais informação e inscrição:
http://www.instituto-camoes.pt/activity/centro-virtual/inscricoes

Cinemateca edita um livro sobre Alberto Seixas Santos


Alberto Seixas Santos foi um cineasta português e um dos aderentes ao movimento do Novo Cinema português. Alberto, que morreu no passado dia 10 de dezembro, foi homenageado no dia 19 com a apresentação de um livro intitulado Alberto Seixas Santos  que consta de uma biografia e textos sobre os filmes do cineasta, com contribuições de João Bénard da Costa e João Lopes, entre outros, e a reprodução de uma longa entrevista ao diretor. 



Além disso a obra também inclui a transcrição editada das apresentações que Alberto Seixas Santos fez de filmes de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet na rubrica Histórias do Cinema. 
Na sessão de apresentação do livro foi projetada a longa-metragem Gestos & Fragmentos uma produção do diretor na qual se fala sobre a revolução portuguesa. 

A África Brasileira no cinema


No passado dia 15 houve em Lisboa um ciclo cinematográfico na Cinemateca e na Casa Independente - A Experiência Afro-Brasileira - no qual foram exibidos filmes brasileiros que tratam de cultura e experiências africanas. 
No total foram exibidos 25 filmes entre longas e curtas metragens, tanto obras ficionais como documentárias. 
Este ciclo supôs o final do programa de cinema queer africano e afro-descendente que o projeto Africa.Cont iniciou há dois anos.
Alguns dos filmes exibidos foram Abolição, documentário de Zózimo Bulbul no qual vários brasileiros negros falam sobre a abolição da escravatura no Brasil ou Odô Yá! Life With AIDS, documentário de Tânia Cypriano que explora a história das campanhas de luta contra a Sida no Brasil. 

Para mais informações visite: http://www.africacont.org/ 

11/01/17

Escritora Teolinda Gersão conquista Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017


  A escritora Teolinda Gersão conquistou no dia 21 de dezembro de 2016 o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017, atribuído anualmente pela Universidade de Évora (UÉ). Este prémio conta com o apoio do Camões, I.P.

  A vencedora da 21.ª edição do galardão foi escolhida, durante uma reunião do júri do prémio, presidido por António Sáez Delgado e que, este ano, integrou Pedro Ferré, Mário Avelar, Gustavo Rubim e Elisa Esteves.

  Instituído pela Universidade de Évora em 1997, o Prémio Vergílio Ferreira destina-se a galardoar, anualmente, o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio.

  O júri decidiu atribuir o prémio a Teolinda Gersão pela "alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto".
  O seu percurso, segundo o júri, "adquire especial relevo pela independência da escritora relativamente a todas as modas ou tendências que, de alguma forma, condicionam os caminhos da literatura contemporânea".

  A cerimónia de entrega do Prémio Literário realiza-se no dia de 01 março de 2017, na Universidade de Évora, data em que se assinala a morte do escritor Vergílio Ferreira.
Natural de Coimbra, Teolinda Gersão, de 76 anos, estudou germanística, romanística e anglística nas universidades de Coimbra, Tubingen e Berlim.

  A escritora foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde lecionou Literatura Alemã e Literatura Comparada.
Segundo a UÉ, esta edição do prémio foi a que teve mais candidaturas desde que foi criado, tendo sido apresentadas por instituições de Portugal, Espanha, Itália, EUA e Colômbia.

Na nossa biblioteca pode encontrar duas das obras da escritora. 
 
- O Mensageiro e Outras Histórias com Anjos
- Prantos, amores e outros desvarios

09/01/17

NATAL, A TRADIÇÃO À MESA


Portugal é um país recheado de tradição gastronomica o que naturalmente se reflete, ainda mais em alturas de festa, nas mesas de todas as famílias.
De Norte a Sul, dando um saltinho às ilhas, há uma grande diversidade nas mesas de Natal.


Na zona do Minho e Alto Douro, a tradição diz que no dia 24 de dezembro se jante bacalhau e polvo cozidos, acompanhados com couves e batatas. Depois da Missa do Galo é hora de cear peru assado. No dia 25, as famílias juntam-se para almoçar roupa-velha, feita com os excedentes de bacalhau e batatas.






Em Trás-os-Montes, o menú tradicional é um pouco mais complexo, e há opções para todos os gostos. No dia 24 serve-se bacalhau e/ou polvo, cozido com couves batata e raba ou assado na brasa com batata a murro. A sobremesa natalícia por excelencia são as filhós feitas de abóbora, mas os sonhos e as rabanadas não podem faltar. No dia 25, come-se leitão, cabrito, borrego a acompanhar a roupa-velha (bacalhau, polvo, batata, couve e raba). Tudo depende dos gostos de cada um.



Na Beira-Alta, tradicionalmente, o bacalhau é cozido em partes iguais de água e azeite, e é servido com couves. De sobremesa comem-se filhós do joelho, sonhos, rabanadas e bolo torto. O dia 25 é dedicado ao cabrito, quer seja assado em forno a lenha, quer seja de caldeirada.


                                                                           Na Beira-Baixa e Estremadura, a tradição é simples e similar. No dia 24 há bacalhau cozido com couves, seguido das doces filhós. Para o almoço do dia de Natal prepara-se a roupa-velha e assa-se cabrito, ou o peru no forno.




No Alentejo, podemos dizer que a tradição já não é o que era, uma vez que antigamente, na consoada, se comia galo estufado e nos dias de hoje come-se o básico bacalhau com couves. No entanto, no dia de Natal faz-se um autêntico banquete de peru recheado, com carnes e enchidos da zona. Para o final da refeição guardam-se os carolos (pequenas bolinhas de massa envoltas em açúcar e canela) e as azevias de batata-doce.



                                                                                              
Na consoada Algarvia, o litão (peixe da familia da raia) substitui o bacalhau, não deixando , no entanto, de ter couves para acompanhamento. Há quem prefira galo guisado a esta iguaria. No dia 25, ao peru recheado seguem-se as azevias de gão e batata doce. Os algarvios estendem as festividades até 26 dia em que comem a cabidela do galo e as tradicionais papas de milho.





No arquipélago dos Açores, a consoada é preparada com bastante antecedêcia. O bolo de Natal, com frutos secos e mel, é feito no dia 1 de dezembro e encetado apenas a 24. Para a ceia há por hábito um prato de peixe - bacalhau ou polvo assado -, e um prato de carne, sendo este normalmente galinha assada. O dia de Natal é um dia muito especial para os açorianos que costumam partilhá-lo com os vizinhos. Depois do almoço em família em que se come polvo e alcatra, é altura de bater à porta do lado para beber um licor caseiro, a que chamam a "mijinha do Menino Jesus". Em companhia uns dos outros, brindam junto ao altar do menino, feito com flores de laranjeira.



Na ilha da Madeira, no dia 24, serve-se carne, previamente marinada em vinha d'alhos, em pão caseiro frito, com batata bolota assada e arroz branco de segurelha. No dia 25, há carne de vaca estufada, na panela, ou assada no forno, seguida de um delicioso pudim de maracujá.








Depois deste roteiro gastronómico, recrie a sua tradição e prepare uma consoada à sua medida.



P.S. Não colocamos mais fotografías para não ficarmos com água na boca!