Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




26/10/16

30 anos na Europa. Espanha e Portugal: 1986-2016




Para comemorar a adesão de Espanha e Portugal à União Europeia o centro Europe Direct da Câmara Municipal de Cáceres está a promover um concurso.

O concurso chamado "30 anos na Europa. Espanha e Portugal. 1986-2016" divide-se em três categorias: fotografia, conto e banda desenhada. 
Podem concorrer trabalhos tanto em português como em espanhol até ao dia 18 de novembro, sempre que se trabalhe o tema proposto.
Os participantes devem ser maiores de idade, independentemente da sua nacionalidade ou local de residência, exceto os da categoria de banda desenhada pois esta aceita a participação de jovens,
Os melhores trabalhos serão publicados e a entrega de prémios far-se-á na comemoração do Dia da Europa, 9 de maio.


25/10/16

João Botelho presta homenagem ao cinema de Manoel de Oliveira


À esquerda João Botelho, à direita Botelho junto a Manoel de Oliveira (no papel de padre)
na rodagem de Conversa acabada


João Botelho, cineasta português, estreou o documentário "Manoel Oliveira e eu" onde realiza uma homenagem a Oliveira, percorrendo a sua obra.No filme além do percurso pela obra, Botelho fala da sua relação com Oliveira, de tudo o que aprendeu com ele e inclui no meio do filme a adaptação de uma obra que Oliveira não conseguiu filmar: A rapariga das luvas.

Manoel de Oliveira na ceremónia da Ordem Nacional da Legião de Honra
onde recebeu o título de Grande-Oficial
Manoel de Oliveira, falecido em 2015, foi um dos cineastas portugueses mais importantes tendo realizado 32 longa-metragens.
A sua carreira começou com o filme documental Douro, Faina fluvial (1931) estreado em Lisboa. Este documentário foi o primeiro a tratar do ponto de vista etnográfico o tema da vida marítima em Portugal.
Em 1933, participou como ator no filme sonoro A Canção de Lisboa, de Cottinelli Telmo. 
Em 1942, volta-se a colocar atrás das câmaras  para adaptar ao cinema o conto Os Meninos Milionários, de João Rodrigues de Freitas , retrato de infância no ambiente cru e pobre da Ribeira do Porto. 
Em 1963, une o documentário e a ficção no filme O Acto da Primavera, partidário da corrente da Antropologia Visual no Cinema.
A sua obra interrompe-se até 1971 quando volta com o Passado e o Presente, trabalhando a partir desse momento, ininterruptamente durante 3 décadas.

Para mais informação sobre o documentário visite o seguinte link:




Jornadas de Atualização Docente - ESTIMULAR A CRIATIVIDADE EM PL2 - 21 e 22 de outubro de 2016

Decorreram nos dias 21 e 22 de outubro as Jornadas de Atualização Docente na cidade de Badajoz.

Estas Jornadas, organizadas pela CEPE Espanha / Andorra, pelo CLP/C em Cáceres e pelo CPR de Badajoz, contaram com a presença da Margarida Fonseca Santos e da Paula Isidoro.

Ao longo da formação, foram desenvolvidas estratégias para estimular a criativdade em PLE e todos aprendemos que a brincar com coisas sérias também é possível ensinar e aprender.

Obrigado a todos os que tornaram possível estes momentos de aprendizagem!




















17/10/16

17.ª edição do SeixalJazz







A 17.ª edição do SeixalJazz está de volta nos dias 21, 22, 26, 27, 28 e 29 de outubro de 2016, e apresenta um programa com alguns dos músicos mais promissores da atualidade, continuando a aposta na diversidade de estilos e de gerações do jazz.

O Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal é novamente o palco do SeixalJazz, que é o espaço principal do festival desde a primeira edição.



Mais informações em

11/10/16

Exposição "Potencial económico da língua portuguesa" em Olivença



Na sexta feira passada, decorreu em Olivença a inauguração da exposição "Potencial económico da língua portuguesa" no Museo Etnográfico González Santana.






Durante o dia, a leitora do Camões, IP na Universidade da Extremadura e responsável pelo CLP/C em Cáceres esteve no Instituto de Educación Secundaria Les Puente Ajuda e no Colegio Del Sagrado Corazón de Olivenza para uma conversa informal com alunos de português sobre a importância da língua portuguesa no mundo.













10/10/16

Jornadas de Atualização Docente de Português em Badajoz


Estimular a Criatividade no PLE
O Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões/IP informa que terão lugar nos dias 21 e 22 de outubro, no CPR de Badajoz, as Jornadas de Atualização Docente de Português,  subordinadas ao tema "Estimular a Criatividade no PLE".

Estas Jornadas são organizadas pela Coordenação de Ensino do Português em Espanha e Andorra,  pelo Centro de Língua Portuguesa/CamõesIP na Universidad de Extremadura e pelo Centro de Profesores y Recursos de Badajoz. Embora só se possam inscrever formalmente os professores associados ao CPR,  é possível assistir mediante contacto com o Centro de Língua Portuguesa, estando a participação limitada a 60 pessoas. As inscricões estão  abertas até dia 18 de outubro de 2016 através de

07/10/16

Joan Miró: Materialidade e Metamorfose



A Fundação de Serralves inaugurou (a 30 setembro) a exposição de Joan Miró.


A exposição inclui um total de 85 obras de Miró, datadas entre 1924 e 1981, entre as quais se encontram desenhos e outras obras sobre papel, pinturas (com suportes distintos), seis tapeçarias de 1973, uma escultura, colagens, uma obra da série "Telas queimadas" e várias pinturas murais.
As obras de Joan Miró, propriedade do Estado Português, são mostradas ao público pela primeira vez na Casa de Serralves. Esta exposição, designada ‘Joan Miró: Materialidade e Metamorfose’, é comissariada por Robert Lubar Messeri, destacado especialista mundial na obra de Miró.
 O pensamento visual de Miró, o modo como trabalha com sensações que variam entre o táctil e o ótico e os processos de elaboração das suas obras são observados em detalhe.





A fundação de Serralves será a nova casa da coleção Miró.



Para mais informações

http://www.serralves.pt/documentos/exposicoes/infoJoanMiroSerralves_PT.pdf

06/10/16

Exposição "Potencial económico da língua portuguesa"



A exposição continua a percorrer a Extremadura!


Agora em Olivenza, e a inauguração é no dia 7 de outubro, às 18h30, no Museu Etnográfico González Santana de Olivenza.

05/10/16

Implantação da República - 5 de outubro de 1910






No dia 5 de outubro comemora-se  a Implantação da República, no ano de 1910, em Lisboa.

Esta ação foi levada a cabo por um movimento de cidadãos apoiantes do republicanismo nacional. Chefiados por Teófilo Braga, os cidadãos procederam a um golpe de estado, destituíram a monarquia constitucional e implantaram o regime republicano.
Após a proclamação da República foi criado um governo provisório chefiado por Teófilo Braga. Em agosto de 1911, foi aprovada uma nova Constituição, tendo início a Primeira República Portuguesa.
O primeiro Presidente da República foi Manuel de Arriaga, eleito pelo Parlamento a 24 de agosto de 1911.
Com esta mudança foram alterados alguns símbolos do país como o hino e a bandeira nacional, que passou de azul e branca para verde e vermelha.



Bandeira da Monarquia
Bandeira da República

EXAMES DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CÁCERES - CAPLE - novembro 2016









O Centro de Língua Portuguesa do Camões,IP, em Cáceres, que é o Centro de Exames Oficial CAPLE em Cáceres, tem o prazer de informar que as inscrições para a realização, em Cáceres, dos exames de avaliação de Português Língua Estrangeira na época de novembro de 2016 estão abertas até dia 02 de novembro e são limitadas.


As inscrições são realizadas exclusivamente on-line através da plataforma do CAPLE disponível em http://caple.letras.ulisboa.pt/pages/view/17 .

A seguir, recebe uma mensagem eletrónica com os procedimentos para realizar o pagamento.

Atenção: O pagamento é feito unicamente através de transferência bancária para a conta que receber na mensagem eletrónica.

A sua inscrição só será validada depois de ter sido realizado o pagamento e rececionado o respetivo comprovativo original pelo Centro de Língua Portuguesa/ Camões na UEx.

  
Para obter mais informações sobre cada exame pode consultar a página do CAPLE (Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira) http://caple.letras.ulisboa.pt/ 

As datas para a época de novembro são:
 
CIPLE:  23/11/2016
DEPLE: 24/11/2016
DIPLE:  24/11/2016
DAPLE: 23/11/2016
DUPLE: 22/11/2016




04/10/16

Exposição "Fotoliterando"



                                      Algumas  imagens do dia da inauguração da exposição