Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




30/10/14

CAMPEONATO QUINTO IMPÉRIO



E foi assim!!






Mostra Portuguesa em Espanha



No passado dia 10 de outubro de 2014, o Centro de Arte de Alcobendas inaugurou  a exposição de pintura contemporânea portuguesa intitulada "Acervo. Artistas portugueses en la Colección Navacerrada", em colaboração com a XII Mostra Portuguesa em Espanha e com o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.


A mostra, que ficará patente até 5 de dezembro de 2014, permite traçar os caminhos da criação artística em Portugal nos últimos 10 anos, abrangendo tanto nomes já consagrados como autores entretanto revelados.
Esta exposição de pintura é a primeira apresentação pública desta coleção particular, constituída por José Manuel Navacerrada, profundo conhecedor e admirador da arte e da cultura portuguesas e contempla obras dos seguintes autores: Ana Cardoso - Ana Manso - Ana Santos - André Cepeda - André Romão - Ângela Ferreira - Bruno Pacheco - Carla Filipe - Carlos Bunga - Dalila Gonçalves - Daniela Krtsch - Diogo Evangelista - Fernanda Fragateiro - Gabriela Albergaria - Gil Heitor Cortesão - Helena Almeida - João Decq - João Louro - João Maria Gusmão & Pedro Paiva - João Pedro Vale - João Penalva - José Lourenço - José Pedro Croft - Manuel Caeiro - Miguel Palma - Nuno Cera - Nuno Nunes-Ferreira - Paulo Quintas - Pedro Barateiro - Ricardo Angélico - Ricardo Valentim - Rodrigo Oliveira - Rui Chafes - Rui Ferreira - Rui Pedro Jorge - Susanne S.D Themlitz - Tiago Baptista - Vasco Araujo.

27/10/14

Mário de Carvalho ganha Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco



O escritor Mário de Carvalho, autor português de contos, romances, peças e argumentos, com livros publicados em onze países, ganhou a 22ª edição do Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco com a obra A Liberdade de Pátio.

O anúncio foi feito na Casa-Museu Camilo Castelo Branco, no concelho de Vila Nova de Famalicão, onde o escritor viveu no final da sua vida e escreveu algumas das suas grandes obras.
O Grande Prémio do Conto galardoa anualmente uma obra em língua portuguesa, de um autor português ou de um país africano, com um prémio de 7.500 euros.
 
 
Já foram premiados escritores como Gonçalo M. Tavares, A. M. Pires Cabral ou José Eduardo Agualusa.





23/10/14

CAMPEONATO QUINTO IMPÉRIO

 


           



    Não se esqueçam que até dia 25 de outubro ainda se podem inscrever no 
CAMPEONATO QUINTO IMPÉRIO!!

As inscrições são em pares.

De que estão à espera??

É só preencher a inscrição aqui.


19/10/14

CAMPEONATO QUINTO IMPÉRIO



No dia 28 de outubro estará na Facultad de Filosofía y Letras da UEx o responsável pela criação do jogo Quinto Império, David Mendes.
 
Após uma apresentação-conferência do jogo e dos novos projetos de carácter didáctico-cultural, contamos com a participação de todos no  'Campeonato Quinto Império'.


Todas as informações necessárias para participar estão disponíveis aqui.




18/10/14

17/10/14

Regiões portuguesas candidatas a Cidade Europeia do Vinho 2015

Iniciativa da AMPV e da Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), o concurso Cidade Europeia de Vinho visa distinguir, anualmente, uma cidade símbolo do desenvolvimento vitivinícola a nível europeu, tendo um carácter rotativo entre os diversos países que fazem parte da rede. Segundo a ordem que foi estabelecida, a edição de 2015 foi entregue a Portugal. Em anos anteriores, a organização coube a Palmela (2012), Marsala, Itália (2013) e Jerez de la Frontera, Espanha (2014).

As regiões da Bairrada, Monção, Melgaço e Reguengos de Monsaraz apresentaram a candidatura ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, que irá "projectar internacionalmente um território vitivinícola português", referiu a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).

O resultado da avaliação das candidaturas será publicado entre Outubro e Novembro e a cidade escolhida acolherá a cerimónia de entrega do título em Fevereiro de 2015.

Na região da Bairrada, os municípios de Cantanhede, Anadia, Mealhada, Águeda e Oliveira do Bairro apresentaram uma candidatura conjunta para "promover e divulgar a excelência dos vinhos da Bairrada", através de 72 eventos previstos.

Os municípios de Monção e Melgaço também concorrem ao concurso Cidade Europeia do Vinho 2015, em que pretendem "projectar o vinho verde de Alvarinho como marca da oferta enoturística da região", com 67 actividades programadas.

O Alentejo é a melhor região vitivinícola para visitar. A votação foi feita pelos leitores do jornal norte-americano USA Today. Em Reguengos de Monsaraz o objetivo agora é conseguir o título de Cidade Europeia do Vinho. Se quiser saber os motivos veja aqui.


Paralelamente, está a decorrer uma votação no Facebook!

Participe!!

Três regiões na corrida para representar Portugal na "Cidade Europeia do Vinho 2015".

Até 31 de outubro:
• Para opinar e dizer: http://on.fb.me/1vQZdRp
• Para votar: http://on.fb.me/1w3RTk3
• Para saber mais: http://bit.ly/1rUTgBf


15/10/14

Festival Literário ESCRITARIA

 
 


Decorreu, de 1 a 5 de outubro, a sétima edição do Festival Literário Escritaria em Penafiel, cidade que se transformou na casa de Lídia Jorge, homenageada deste ano, neste que é o maior festival literário em torno de um escritor de língua portuguesa em vida.

Durante cinco dias, Penafiel foi uma cidade programada de várias atividades de cultura, arte de rua, teatro, cinema, conferências, exposições e apresentações de livros que permitiram dar um maior conhecimento à vida e obra da escritora homenageada, o qual  envolveu toda a cidade.


Nas edições anteriores do Escritaria tinham sido homenageados os escritores Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto e António Lobo Antunes.
 
 

"Corre, corre cabacinha!" na EOI de Cáceres

 
Informamos que o Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP e o Departamento de Português da Escola Oficial de Idiomas de Cáceres organizam no dia 17 de outubro, às 18h00, na Sala de Audiovisuais da EOI (C/ Gómez Becerra, 6) "A Hora do Conto.pt" com o conto Corre, corre cabacinha!
 
 

10/10/14

Lisboa Design Show 2014


 
 
 
De 08 a 12 de outubro de 2014 está a decorrer a quinta edição de Lisboa Design Show LXD 2014, nas instalações do recinto da FIL (Feira Internacional de Lisboa), com amostras das últimas novidades e inovações relacionados com o setor do design, inovação e criatividade nacional.
 
 
Aproveite, e visite este evento, no qual poderá encontrar as melhores empresas e profissionais dedicadas às novas tendências de decoração, projetos criativos e inovadores. Também encontrará um programa completo e variado de conferências, workshops, academias, oficinas e desfiles de moda.
 
Para mais informações: lisboadesignshow@aip.pt
 
 
 
 
 

08/10/14

Nova exposição de Paula Rego inspirada por Eça de Queirós


Entre os dias 01 e 25 de outubro está patente, na galeria Marlborough Fine Art, em Londres, a exposição “O Último Rei de Portugal” da pintora e ilustradora portuguesa Paula Rego, inspirada na obra de um dos maiores nomes da literatura portuguesa de Eça de Queirós. .
Em 1997, a artista já tinha criado uma série de quadros com base n' O Crime do Padre Amaro, e neste momento apresenta oito obras inspiradas em A relíquia de Eça de Queirós, e já está a trabalhar com base no romance O Primo Basílio.
O Último Rei de Portugal
Atualmente com 79 anos, Paula Rego diz admirar Eça de Queirós “mais do que qualquer outro escritor português” por causa do humor, do sarcasmo e dos valores sociais, os quais considera atuais. Em entrevista à Agência Lusa, justifica que “Ele descreve os portugueses de uma forma que ela ainda hoje reconhece e ao mesmo tempo essas histórias inspiram-na”.

03/10/14

A hora do conto na Biblioteca Pública de Cáceres


Na quarta-feira passada, dia 1 de outubro, a Biblioteca Pública de Cáceres recebeu  uns convidados muito especiais!
Para saberem mais e ficarem a conhecer mais histórias, já sabem o que têm de fazer!!
É só aparecer no próximo dia 5 de novembro às 18h00 na Biblioteca Pública de Cáceres.

Exposição “Eduardo Souto de Moura: projetos e concursos”


O Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP, tem o prazer de informar que hoje, dia 3 de outubro, vai ser inaugurada em Madrid a exposição “Eduardo Souto de Moura: projetos e concursos” na sede do COAM (C/ Hortaleza 63), onde poderá ser visitada até 15 de janeiro de 2015.
 
Eduardo Souto de Moura nasceu a 25 de julho de 1952 no Porto e estudou na Escola de Belas Artes da mesma cidade, tendo começado a sua carreira no atelier do também internacionalmente reconhecido arquiteto Álvaro Siza Vieira.
 
Esta mostra, inédita em Espanha e que documenta o trajeto do conceituado arquiteto português, insere-se no âmbito da Mostra Portuguesa 2014 e é organizada pela Fundación Arquitectura COAM, Colegio Oficial de Arquitectos de Madrid (COAM) e Estúdio Souto de Moura, em colaboração com a Embaixada de Portugal em Espanha e com o Camões, IP.
No seu conjunto, a exposição oferece uma visão ampla e profunda em torno de um arquiteto comprometido com a sociedade e com o território.
 

 

 

Portugal campeão da Europa de ténis de mesa


A seleção portuguesa venceu no passado domingo, dia 28 de setembro, a seleção germânica na final do Campeonato da Europa de equipas de ténis de mesa, por 3-1, e conseguiu pela primeira vez obter o título.