Bem-vindo ao blogue do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura /Cáceres

Bienvenido al blog del Centro de Lengua Portuguesa del Camões, IP en la Universidad de Extremadura /Cáceres




28/07/10

Homenagem a José Saramago


Será realizada amanhã, dia 29 de Julho, às 22 horas, no Auditório do “Parque del Príncipe”, em Cáceres, uma homenagem ao escritor português José Saramago, incluída no programa de cinema de Verão “El mes más corto – Proyección de Verano”, que tem o apoio do Instituto Camões. A homenagem consiste numa breve leitura pública de excertos do romance “A Jangada de Pedra” (em Português e Castelhano), seguida da exibição do filme com o mesmo nome de George Sluizer.

07/07/10

Badasom - Fado e Flamenco em Badajoz

Realiza-se amanhã, dia 8 de Julho, às 22:00 horas, a Grande Noite de Fados “Homenagem a Amália Rodrigues” do Festival de Fado e Flamenco Badasom, que contará com a presença de Carminho, Paulo de Carvalho e Ricardo Ribeiro (Auditorio Ricardo Carapeto, Badajoz).

06/07/10

Conto do Dia - A Árvore


A Árvore

Era uma vez - em tempos muito antigos, no arquipélago do Japão - uma árvore enorme que crescia numa ilha muito pequenina.
Os japoneses têm um grande amor e um grande respeito pela Natureza e tratam todas as árvores, flores, arbustos e musgos com o maior cuidado e com um constante carinho.
Assim o povo dessa ilha sentia-se tão feliz e orgulhoso por possuir uma árvore tão grande e tão bela. Em nenhuma outra ilha do Japão, nem nas maiores, existia outra árvore tão grande. Até os viajantes que por ali passavam diziam que mesmo na Coreia e na China nunca tinham visto uma árvore tão alta, com a copa tão frondosa e bem formada.
E, nas tardes de Verão, as pessoas vinham sentar-se debaixo da larga sombra e admiravam a grossura rugosa e bela do tronco, maravilhavam-se com a leve frescura da sombra, o suspirar da brisa entre as folhagens perfumadas. (...)

in Sophia de Mello Breyner Andresen - A Árvore, Lisboa, Figueirinhas.

Esta é uma das obras disponíveis na Biblioteca do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Cáceres. Se quer ler mais textos deste autor visite-nos!

05/07/10

AVISO


O Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Cáceres permanecerá encerrado de 12 de Julho a 31 de Agosto.

Voltará a abrir ao público a partir de 1 de Setembro de 2010, de segunda a sexta, das 9:00 às 13:00 horas, e às quartas, das 16:00 às 20:00 horas.

O Centro de Língua Portuguesa deseja-lhe um bom Verão!


O Clube de Leitura "Palacio de la Isla", da Biblioteca Municipal de Cáceres, foi no dia 26 de Junho à cidade de Lisboa, onde visitou vários lugares que têm uma forte relação com as letras portuguesas: o Largo do Chiado, com o seu emblemático café "A Brasileira", que tem uma estátua de Fernando Pessoa; a Rua Almeida Garrett; o Largo Luís de Camões; o Mosteiro dos Jerónimos em Belém, onde está o túmulo de Luís de Camões; e muito mais!

Visite Portugal no Verão!



Vídeo oficial do Turismo de Portugal (www.visitportugal.com).

02/07/10

Visitas ao blogue


No mês de Junho, o blogue do CLP/IC na UEx recebeu mais de 150 visitas. Agradecemos a todos o interesse e esperamos que as informações que aqui publicamos sejam úteis.